A força do entusiasmo

O entusiasmo é uma força dinâmica, que se expande e se realimenta quando é compartilhado pelas pessoas. Quando falo sobre entusiasmo para uma platéia participante e motivada, os que estão ouvindo sentem-se mais entusiasmados. Além deles, eu, que faço a palestra, me sinto fortalecido. Isso porque o entusiasmo é uma força dinâmica, que se expande e se realimenta quando é compartilhado pelas pessoas. Por isso é que saio de um evento desses e enfrento uma viagem de várias horas para outra cidade, faço nova palestra e vou direto para o aeroporto em direção à outra região distante, viajo por todo o País e não me falta energia. O entusiasmo que transmito em uma palestra retorna ainda mais forte, depois de ser recebido pelo público.

A mesma coisa acontece nos contatos profissionais entre um vendedor e seus clientes ou entre um líder e sua equipe. A pessoa que transmite entusiasmo conquista uma resposta emocional positiva por parte das pessoas com quem convive, não só no meio profissional como em qualquer outro ambiente. O meu entusiasmo para transmitir idéias como essas me animou a escrever um livro exatamente sobre esse assunto, com o título A Força do Entusiasmo ? Como Usar a Fonte de Energia que Existe dentro de Você.

É importante que as empresas saibam usar essa fonte de energia, pois o entusiasmo é um combustível de primeira necessidade em qualquer organização. Mas é bom ter sempre em mente a frase de um escritor japonês chamado K. Ishiwawa: ?De nada vale uma tonelada de entusiasmo se não estiver acompanhada de um grama de técnica?.

os conhecimentos e as técnicas estão evoluindo muito rapidamente em todos os ramos do mercado. E a força do entusiasmo precisa ser aplicada para o aprimoramento profissional. Na área de vendas, por exemplo, o profissional não pode mais ser simplesmente um ?anotador de pedidos?, ou seja, trabalhar conforme a demanda não é o bastante, à medida que a sua participação for solicitada.

Cabe a cada um, seja autônomo ou integrante de uma equipe de vendas, evoluir o seu perfil profissional, passando a ser um verdadeiro ?homem de negócios?, um empreendedor com as seguintes características:

» Ser informado sobre o que se passa no seu país e no mundo.
» Estar preparado para lidar com as novas realidades do mercado.
» Estar disposto a aprender sempre, para estar capacitado em novas situações e técnicas.
» E, acima de tudo, ter entusiasmado com a vida.

É claro que o resultado de um bom trabalho de vendas não depende só do vendedor: depende também da empresa, da qualidade do produto, do atendimento e, acima de tudo, depende do cliente. Para que a venda seja concluída com sucesso, é preciso que o cliente queira o produto e acredite em você. Na sociedade atual, as pessoas estão cada vez mais conscientes dos seus direitos. Isso é uma boa notícia ? embora possa ser encarada por vendedores inescrupulosos como uma má notícia. E essa nova realidade traz um desafio: no mercado competitivo, o consumidor sabe que tem outras opções de compra.

Sabemos que todo desafio traz, dentro de si, uma oportunidade. Esse desafio é uma boa oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. E você pode aprimorar o seu trabalho como profissional de vendas seguindo as seguintes sugestões:

1. Bom humor ? Quem cultiva o bom humor alcança resultados muito mais positivos no contato com os clientes, em qualquer situação. A menor distância entre dois pontos é o bom humor.

2. Entusiasmo ? Coloque o coração em todos os seus atos. A pessoa entusiasmada tem um brilho pessoal. Essa força faz com que o cliente acredite em você e sinta-se atraído pelo produto ou serviço que você oferece.

3. Comprometimento ? Não basta ser atencioso. Esteja comprometido com os anseios do cliente para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas.

4. Espírito de equipe ? Lembre-se de que o seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atendê-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho.

5. Participação ? Mostre-se realmente interessado e participante. Quanto mais marcante for a sua presença na empresa melhor.

6. Apresentação pessoal ? A primeira coisa que seu cliente observa em você é o seu visual. Cuidar bem da aparência faz uma profunda diferença.

7. Conhecimento ? Se você quer que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele.

8. Chamar pelo nome ? O som mais agradável ao ouvido das pessoas é o próprio nome. Memorize o nome do cliente e diga-lhe o seu. Isso vai aproximá-los muito mais.

9. Treinamento ? Podemos sempre nos aprimorar. Aproveite todas as oportunidades, para isso: leia, faça cursos, agregue valor ao seu próprio modo de trabalhar e o maior beneficiado será você.

10. Preparo físico ? Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos, caminhadas e alimentação sadia. Você precisa estar energizado para ter sucesso em suas vendas.

Certamente você já conhece essas dicas e talvez já pratique algumas delas ou até mesmo todas. Mas sabemos que o ser humano é como uma brasa que quando se afasta do fogo vira carvão e quando volta ao fogo do conhecimento volta a brilhar. Por isso, guarde em lugar bem visível esses ensinamentos. Cada novo dia é tempo de renovar as energias.

Deixo três mensagens finais, para reflexão dos que viram minha palestra e de todos os que estão lendo este artigo:

» Vender é a arte de fazer o cliente acreditar em você.

» Negócios são uma série de oportunidades brilhantemente disfarçadas de situações impossíveis.

» Lançando o seu coração sobre aquilo em que você acredita, você sempre chegará lá.

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