A Galeria dos Compradores

Desde que estudo vendas, encontro, em vários cursos e apostilas, relações e explicações dos vários tipos de compradores que habitualmente encontramos. Estes estudos tentam sempre ””desenhar”” o perfil psicológico dessas pessoas, procurando dar dicas para que os vendedores adotem comportamentos adequados a cada tipo encontrado.

Por duas boas razões não tenha esta mesma finalidade aqui, a saber:

1:. Não acredito que se possa estereotipar seres humanos e, portanto, não acredito que o comprador registrado como tímido, por exemplo, seja realmente tímido, mas sim que ele será tímido ou não dependendo das circunstâncias. Ou seja, ele pode estar, mas não ser tímido.

2:. O objetivo aqui é mais buscar aspectos curiosos das pessoas que compram, e não tentar ensinar como agir com cada tipo.

Todo ser humano gosta de comprar… menos o comprador profissional, porque este compra por obrigação, e não por prazer. Ou seja, todos nós gostamos de comprar porque, ao fazê-lo, sentimos uma maravilhosa sensação de poder. Já o comprador profissional não sente absolutamente nada quanto compra, porque não é para ele que está comprando, mas sim para a sua empresa.

Acho também que ele não gosta de comprar porque coloca-se sempre na defensiva em relação a nós, vendedores, pois – para ele – somos inimigos que precisam ser vencidos e derrotados. Esta posição só é sentida pelos compradores, já que para nós a estratégia é fazer do comprador nosso aliado, e não nosso inimigo. Mas deixemos estas considerações de lado, e vamos aos tipos da nossa Galeria dos Compradores.

1

Enroladinho de camarão: Além de viver enrolando todo mundo, porque é um enrolado por natureza, ainda tem aquilo na cabeça.
2
Beato: Vive fazendo promessas que nunca cumpre.
3
Carne de pescoço: O famoso chato. Aquele que deixa sempre o vendedor esperando, para passar a sensação de ele é muito importante.
4
Pau de enxurrada: Vai para onde os seus chefes mandarem. Compra sem saber absolutamente nada do que está comprando.
5
Goleiro: Só vê bola. Se não tiver bola… não tem negócio. Também conhecido como marmita, porque só quer comer.
6
Bozo: Famoso por viver contando piadas sem graça, mas que todos nós somos obrigados a rir, como se ele fosse realmente engraçado.
7
Sopa de letrinhas: Gosta de tudo muito explicadinho, nos mínimos detalhes. É chamado de sopa de letrinhas porque, quando toma sopa, faz absoluta questão de comer em ordem alfabética.
8
Pinóquio: Mentiroso. Na prática, é uma soma do beato e do enroladinho.
9
Chapeuzinho Vermelho: Acredita em tudo aquilo que lhe contam É um tipo muito raro.
10
Branca de Neve: Acha que todo mundo é anão. Só ele é normal (na verdade, ele se acha um gigante sabe-tudo).
11
Testicocéfalo: Só compra se a vendedora ””facilitar””.
12
Árbitro de futebol: Vive apitando. Tudo o que se diz para ele, ele assobia.
13
Sorvete: Na presença do chefe se derrete todo.
14
Doril: Quando pinta um problema, ele some.
15
Papai Noel: Só sabe encher o saco.
16
Lampião: O Rei do Ca(n)gaço.
17
Disco Quebrado: Vive repetindo sempre as mesmas coisas.
18
Abelha: Ou está voando, ou está fazendo cera, ou está ferrando alguém.
19
Bundão: Nunca tira o traseiro da cadeira.
20
Caranguejo: Com ele tudo anda… para trás.

Como você vê, meu caro companheiro de vendas, a fauna é bastante rica e variada. O objetivo é o de apenas rir um pouco, com alguns poucos que nos fazem, muitas vezes, quase chorar.

Para terminar, faz-se necessário registrar que, entre os compradores profissionais, como em todas as profissões e categorias, há os que engrandecem, e os medíocres. Entre nós vendedores, como não poderia deixar de ser, também temos uma riquíssima fauna, com os mais variados e curiosos tipos. Há algum tempo atrás descrevemos estes tipos na nossa Galeria dos Vendossauros e, hoje, quando queremos rir um pouco com os compradores, é preciso registrar que, assim como entre os vendedores, há compradores formidáveis, mas há também todos esses que registramos acima.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima