A hora de dormir das crianças

Dizem que as pessoas mais difíceis de serem convencidas de que estão na hora de se aposentar são as crianças pequenas na hora de dormir. Por isso, é dever dos pais decidir as regras para esse momento, assim como o ritual a ser instituído. Dizem que as pessoas mais difíceis de serem convencidas de que estão na hora de se aposentar são as crianças pequenas na hora de dormir. Por isso, é dever dos pais decidir as regras para esse momento, assim como o ritual a ser instituído. A idéia é incluir na rotina da hora de dormir atividades calmas, como um banho ou uma leitura, e proibir coisas excitantes, como lutas na televisão.

Veja estas sugestões:

· Diminua o ritmo das crianças meia hora antes de mandá-las para a cama, para que elas se adaptem à rotina e se preparem para dormir.

· Diga um firme “Até amanhã”, para que elas saibam que você não vai sair.

· Peça que elas o acordem de manhã, para que saibam que você estará lá.

· Dê boa-noite para os ursinhos, depois para os bebês e para as crianças.

· Use o relógio da cozinha para elas saberem que está na hora de dormir e não comecem a reclamar.

· Se elas gostam de massagem nas costas, torne a coisa mais interessante. Um bom exercício para as costas é fazer ?plantações no jardim?, cavando, plantando as sementes das frutas e legumes que elas escolherem.

· Ponha umas gotinhas de colônia nas mãos das crianças e mande-as cheirar as mãos até o aroma desaparecer, pois cheirar fundo causa sono.

· Ponha debaixo do travesseiro do seu filho uma folha de papel em que você escreveu uma idéia para ele ter um sonho agradável.

· Para ajudar as crianças na hora da sesta, tente direcionar o ventilador para cima, a fim de criar um ruído “suave” e cortar o ruído normal. Você pode também colocar um cobertor favorito ou um saco de dormir no chão, quando for necessário. Se elas detestarem dormir no meio do dia, chame a sesta de “hora para pensar”!

· Para ajudar seu filho a perder o hábito de dormir na sua cama, mantenha uma rotina firme. Leve-o a toda hora de volta para a cama dele; mas você quiser que ele se sinta mais aconchegado, estenda um colchonete ao lado da sua cama.

Para saber mais: Guia das Famílias Felizes, de Dr. John Irvine (Editora Fundamento). ?Há poucas coisas que parecem isoladas pelo mundo real como uma criança dormindo? ? John Irving

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima