Quer aumentar suas vendas? EntĂŁo, preocupe-se com a logĂstica das vendas que já faz Com um mercado consumidor cada dia mais exigente, concretizar vendas sem se preocupar com a fidelização do cliente nĂŁo basta. É necessário cativá-lo e desenvolver uma relação benĂ©fica para todas as partes envolvidas.
Nesse contexto, a eficácia no tratamento dos problemas logĂsticos se torna peça fundamental no quebra-cabeça do negĂłcio, porque permite fazer integrações no planejamento de vendas, aperfeiçoar a produção, melhorar processos, controlar de maneira precisa custos de estoque e flexibilizar o atendimento.
AlĂ©m de todos esses aspectos, a questĂŁo logĂstica oferece maior facilidade para reajuste de preços, pois o cliente tende a atuar com uma Ăşnica empresa fornecedora para a solução necessária.
Assim, a utilização de estratĂ©gias logĂsticas de maneira adequada (conciliando custos e nĂvel de serviço desejado com os recursos financeiros disponĂveis) ajudará a empresa a desenvolver diferenciais que a tornará mais competitiva em seu setor de atuação.
O primeiro passo para a conquista e fidelização de clientes está na identificação dos problemas mais freqĂĽentes associados Ă logĂstica: entrega fora do prazo, itens trocados ou avariados, falta de mercadorias nos pedidos, produtos faltantes, alto custo de movimentação de mercadorias, preço elevado do frete ? reduzindo a competitividade por afetar o preço de venda ?, produto indisponĂvel no momento do pedido, entre outros.
Há, ainda, ocasiões em que os custos logĂsticos e o nĂvel de serviço caminham em direções opostas. Se uma empresa deseja entregar todos os seus pedidos no momento em que sĂŁo feitos, por exemplo, será necessário trabalhar com um estoque de produtos elevado, aumentando assim os custos de armazenagem.
EntĂŁo, para amenizar esses problemas, a empresa deve separar os clientes de acordo com sua importância e representatividade, para que seja possĂvel atendĂŞ-los em um nĂvel de serviço compatĂvel ao esperado.
Uma alternativa é usar a participação no faturamento e a margem de contribuição dada para a empresa, valendo-se de análises financeiras e métodos como a curva de Pareto (classificação ABC).
Outro ponto que precisa ser identificado Ă© o nĂvel de serviço esperado pelos clientes: quais atributos valorizam e utilizam como critĂ©rio para tomar decisões que dizem respeito Ă escolha de seus fornecedores.
Com base nessas informações, Ă© possĂvel alinhar estratĂ©gias de logĂstica Ă qualidade dos serviços esperada pelo mercado, incrementado as vendas e a fidelização.
Aprofundando a questĂŁo, suponha que apĂłs suas pesquisas foi identificado que os clientes de maior representatividade prezam por prazos de entrega menores que os atualmente praticados. EntĂŁo, para conquistar maiores vendas com esses clientes, deve-se reduzir o tempo de entrega dos pedidos.
Já no caso de empresas com disponibilidade de recursos, pode-se criar centros de distribuição e operações de entrega com veĂculos destinados apenas a isso. Ainda para organizações de menor porte, Ă© possĂvel estabelecer parcerias com empresas especializadas na locação de espaço de armazenagem e transportadoras, reduzindo os custos fixos e deixando-os variáveis.
AlĂ©m de adotar estratĂ©gias para melhorar o nĂvel de serviço, Ă© necessário criar metas e indicadores para verificar se tais estratĂ©gias estĂŁo surtindo efeito.
Pode-se criar metas para reduzir o tempo de entrega do pedido de ?x? dias para ?y? dias ou aumentar em ?x%? a pontualidade na entrega e o nĂşmero de pedidos por cliente.
Para mensurar o desempenho, pode-se criar ainda indicadores como prazo médio de entrega de pedidos ou quantidade de pedidos entregues pontualmente e número total de pedidos por cliente. É necessário que esses indicadores se relacionem ao objetivo desejado pela empresa.
O esforço para equilibrar custos e satisfação no atendimento é enorme, mas isso significa criar uma relação benéfica em que clientes são bem atendidos e empresas obtenham ganhos financeiros.
Esse pode ser um fator determinante para que a empresa tenha sucesso e continue trabalhando em seu mercado.