A importância de manter visitantes no seu site por mais tempo

Seu site é vítima da síndrome de ???????? Você fez um site rico em conteúdo. Manteve seus gráficos pequenos e leves. Evitou todos aqueles efeitos em java e gifs animados. Suas páginas carregam super rápido. Afinal de contas, você quer que as pessoas que visitam seu site estejam em busca do que você oferece, não porque eles estão chateados e querem ser entretidos.

Ainda assim, você é vítima da síndrome de “entrar e sair”. Um visitante comum fica menos de cinco minutos em seu site. Por que eles partem tão depressa? A resposta, muito freqüentemente, é que nós tornamos muito difícil a permanência de nossa audiência!

Um website de sucesso precisa fazer três coisas:

1. Ser NOTADO.

Pessoas vem e visitam seu site. Isso não significa apenas uma posição de destaque nos sistemas de busca. Significa muitas indicações. Pessoas que recomendam seu site para outras.

2. Ser LIDO.

As pessoas permanecem no site porque querem. Nós não as podemos forçar. Seguramente, nós poderíamos os enganar e faze-los ficar, por algum tempo pelo menos, mas não os teríamos de volta ou a visita de seus amigos. Pode apostar nisto.

3. Oferecer INTERAÇÃO.

Pessoas compram, escrevem, pesquisam e até fazem o que queremos que eles façam em um site. Quanto mais tempo elas permanecem, maiores as chances de que façam o que desejamos no site.

Um segredo simples que assegura que os visitantes do seu site ficarão por mais tempo: é oferecer um site mais seguro, mais fácil, melhor e mais inteligente. Um forma de fazer isso é tornar seu conteúdo mais fácil de compreender. Não só mais fácil de ler, mas mais fácil de entender a mensagem de fato. Quando um visitante acha sua informação fácil de ler e entender, você tem mais chances de que realize a ação que você espera dele.

Como na maioria dos negócios, online e off-line, ser bem sucedido em manter a fidelidade do seu público é 90% transpiração e só 10% inspiração. Em outras palavras, é um processo controlável em 90%, que qualquer um que entende isto e está preparado para investir o tempo e esforço exigido, pode alcançar. (Note que o investimento é tempo e esforço, não dinheiro!)

Compare isto com a obsessão que tantos webmasters e webdesigners têm com “criatividade ” – um fator de sucesso que é quase completamente incontrolável. A maioria dos “faça você mesmo” webdesigners, que povoam a Rede, não têm o talento, conhecimento, habilidades ou treinamento necessários ao desenvolvimento da “criatividade” com sucesso. E daí? Criatividade é apenas um dos fatores determinantes da permanência e realização de negócios entre um site e sua audiência. É necessário focar os fatores que comprovadamente determinam sucesso – os 90% do processo que são completamente controláveis – quando nós sabemos como. A REAL diferença!

Aqui estão algumas dicas chaves para fazer isto.

1. Segurança

Visitantes precisam sentir-se mais seguros neste site que no site dos competidores. Eles devem sentir que estão no controle da situação, que o site não oferece nenhum risco emocional, financeiro, físico, ou outro. Este equilíbrio é alcançado na comparação com outros sites, e não estou aqui sugerindo atacar claramente a concorrência mas oferecer diferenciais que permitam expor esta diferença sem sequer mencionar o oponente.

2. Facilidade

Este aspecto deve começar pela navegação no site e estender-se à comunicação visual, à clareza do conteúdo e à compreensão de espectador – algo que poucos webdesigners parecem realmente entender. Muitos destes profissionais parecem nem mesmo entender este aspecto como um fator de sucesso. Sem falar que é terrivelmente simples dificultar a compreensão do visitante com uma única decisão equivocada sobre o design, como: tipo e tamanho de letras errados, excesso de informação, fundos que prejudicam a visualização e outros tantos erros, que infelizmente são fáceis de cometer.

Quando focamos nosso público alvo, necessitamos identificar que neste universo existem grupos distintamente diferentes. Assim, o site necessitará ter duas ou mais seções diferentes, mas complementares e facilmente acessíveis; diversos níveis de navegação que sejam simples e fácil para a audiência entender intuitivamente e instruções breves.

3. Valor

Os visitantes precisam reconhecer, imediatamente, uma vantagem em permanecer no site e que esta compensa o tempo e esforço empregados para tal. Isto tem relação direta com a qualidade e acessibilidade do conteúdo. Mas é mais que só conteúdo. É a experiência total que o site oferece. Conteúdo de qualidade pode ser facilmente sabotado, tornando-o impossível de ler ou compreender, propiciando ao visitante pensar que será mais seguro, mais fácil e até mais inteligente tentar acha-lo em outro site!

4. Inteligência

Esta é uma conclusão que o visitante deve tirar, muito depressa, dos três fatores de sucesso precedentes. Trata-se de causar a impressão de que o site pode ajuda-los a trabalhar menos, ganhar mais, cortar custos e eliminar riscos, usando as idéias simples, práticas, inovadoras e perspicazes que este site oferece, a preços acessíveis. Isso não significa barato. Significa que os benefícios superam em muito o preço pago e as ações que eles necessitam efetuar para ganhar esses benefícios, altamente desejáveis, e que podem incluir ficar mais tempo no site ou indica-los para os amigos!

Sim, podemos aplicar criatividade para todos estes fatores. Mas sem estes cruciais componentes nos seus devidos lugares, uma deslumbrante criatividade pode falhar no objetivo de manter os visitantes mais tempo no site e de aumentar as chances de negociação com eles.

Criatividade é a cobertura do bolo. Mas, sem o bolo para enfeitar, esta cobertura poderá parecer apenas uma grande meleca. A audiência não é estúpida e se não ficarmos atentos, eles comprarão aquele bolo simples, sem cobertura, mas muito mais comestível

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