A importância do marketing de relacionamento

Entenda a importância de manter um bom relacionamento com os clientes. Toda empresa, independente de seu porte ou segmento, mantém um bom relacionamento com seus clientes e consumidores. Para isso é necessário um diferencial importantíssimo na sua fidelização.

No entanto, muitas empresas, pelo simples fato de algumas vendas, acreditam na conquista do cliente, mas isso está longe de acontecer.

O ato de fidelização inclui o encantamento ? o cliente tem de ficar encantado, deslumbrado com o atendimento, sugestões de consumo, indicações, soluções de problemas. Essas são atitudes que os tornam clientes especiais.

Esse tratamento vai além de oferecer promoções acumulativas! Você deve sempre estar próximo a eles ? saber de suas necessidades, seus anseios e atendê-los. Marketing de relacionamento é surpreender o cliente com atitudes que o façam crer que sua empresa é diferente. Ao referir ?surpreendê-lo?, digo: envie um cartão de Natal, de aniversário, entregue uma torta, um bolo, um brinde, um presente. Se é assinante de uma revista, nesse dia, semana ou mês, caso a revista seja mensal, entregue-a embrulhada junto de um cartão. São modestas surpresas, mas que têm um poder de fidelização muito grande, e seu cliente jamais espera isso de sua empresa.

Essas ações, ao contrário do que parecem, não são caras e pode ter certeza que não é um gasto, mas sim um investimento com retorno garantido.

Analise a estatística que já conhecemos: um cliente satisfeito divulga sua marca de forma positiva para quatro pessoas e o cliente insatisfeito comenta de sua marca de forma negativa para 16 pessoas. Então, perceba que reverter a situação é muito mais caro.

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