A importância do marketing interno

Quando existe mudança na mentalidade das organizações com relação às suas ações internas, a otimização nos resultados finais constantemente são atingidas decorrentes de suas atitudes. Muitas vezes, mudanças podem ser necessárias em nossas vidas. Por isso, alterações de rotina são formas de conhecermos e experimentarmos novas sensações. No entanto, do outro lado desse prisma, certas barreiras podem ser encontradas durante o percurso, pois tudo que sai do comum, altera de certa forma nossas vidas. É preciso passar por um processo de aceitação, que muitas vezes pode não ser bem interpretado ou ainda causar desconfiança e abalos desnecessários na imagem.

Vamos supor que todos os dias, durante muitos anos, um empresário, ao chegar em casa, senta-se à mesa e aguarda o jantar ser servido por sua maravilhosa e dedicada esposa. Até aqui está tudo bem, cada casal tem sua forma de encarar a vida. Porém, se um dia qualquer, não sendo data especial, o marido resolver convidar sua esposa para desfrutar de um belo jantar à luz de velas, o que ela pensaria sobre este comportamento? Imaginaria que:

    1. Conquistou um cliente novo e está feliz.
    2. Ele aprontou alguma…
    3. Não suporta mais minha comida.
    4. O que ele está querendo?

Essas ou muitas outras suposições passariam em sua cabeça, pois ela foi surpreendida por uma ação inesperada e até então desconhecida, que acabou causando certa desconfiança. Isso ocorre porque algo saiu dos padrões normais dessa família, da rotina a que ela estava acostumada.

Passando esse exemplo para o contexto das empresas, será que a desconfiança também não acontece internamente?

Se uma empresa deseja mudar suas atitudes frente ao público interno, de modo a estabelecer uma boa imagem perante seus demais públicos, obviamente precisa dar o primeiro passo.

Talvez uma de suas estratégias seja surpreender seu quadro funcional. E isso pode gerar bons resultados. Porém, quando determinada ação é realizada como um fato isolado, pode não causar efeito algum para a imagem da empresa, ou seja, um investimento sem retorno positivo. Pode, também, acarretar diversas conseqüências, como descrédito, especulações, fofocas, insegurança, descontentamento, desmotivação, desinteresse, queda de produtividade, entre outros.

É muito comum, em épocas de implantação de ISO e outros sistemas de qualidade ou ainda em datas especiais, as empresas promoverem comemorações festivas ou oferecerem presentes para conquistar a confiança e apoio de seus colaboradores. No entanto, por melhores que sejam as bonificações, ações momentâneas podem abalar a imagem e a estrutura organizacional da empresa, quando deveriam servir de reforço para a construção de uma imagem ideal.

Agrados e ações que beneficiam os colaboradores são, na grande maioria dos casos, bem aceitos. Mas isso ocorre quando o funcionário é comunicado das pretensões da empresa, participa dos processos ou quando é traçado um objetivo para essas ações de marketing.

Sendo assim, as ações de marketing interno devem ser contínuas e bem planejadas para que os imprevistos não tornem-se surpresas para as empresas. Precisam, também, deixar de serem ações isoladas e individuais para se tornarem um compromisso da empresa em manter um relacionamento que agregue valor a ambas as partes.

O marketing interno pode ser visto como um conjunto de ações que pretendem vender a imagem da empresa internamente. Visam, entre outras coisas, comprometer, motivar e integrar os funcionários. Para tanto, servem de facilitadores para o fortalecimento da relação e organização de seus colaboradores. Possuem também a missão de propiciar para a harmonia do ambiente e melhoria do clima organizacional.

Quando existe mudança na mentalidade das organizações em relação às suas ações internas, a otimização nos resultados finais é constantemente atingida, decorrente de suas atitudes.

Para a obter resultados positivos, é necessária uma boa imagem. As empresas só obterão a excelência desse fator quando começarem a perceber a potencialidade de seus colaboradores como clientes essenciais para seu sucesso.

A construção de uma boa imagem é um trabalho de longo prazo, não tente a acelerar esse processo com atitudes precipitadas e momentâneas. Por isso, analise seu ambiente interno, diagnostique a real situação, planeje suas ações estrategicamente e, por fim, avalie os resultados obtidos.

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