A liga dos superlĂ­deres

lideranca

Por Leandro Branquinho

“A razĂŁo de existir de um lĂ­der de vendas nĂŁo Ă© apenas gerar novos lĂ­deres… É gerar super-herĂłis.”

Li essa frase no livro Sales Management Simplified (GestĂŁo de vendas simplificada, em tradução livre), de Mike Weinberg, que ainda nĂŁo foi publicado no Brasil, e ela me fez refletir sobre o tema…

Para mim, superlíder é aquele que consegue super-resultados. E para ter super-resultados em vendas, é preciso inspirar a equipe com pequenas ações. Isso não é tão difícil assim.

Por outro lado, para gerar super-herĂłis… Bom, nesse caso, nada melhor do que buscar inspiração em personagens superpoderosos!

Mestre Shifu (Kung Fu Panda 2)

lideranca 1

GestĂŁo de talentos

É muito comum que desenhos animados com grandes produções não sejam apenas para crianças. Ao acompanhar seus filhos, os pais podem também tirar boas lições de algumas animações. Em Kung Fu Panda 2, por exemplo, o Mestre Shifu chama a atenção dos mais velhos.

Em vários momentos do filme, por orientação do mestre, diversos animais ajudam Po (o panda) em suas batalhas. Muito diferentes uns dos outros, macaco, louva-deus, tigre, garça e urso não formam a equipe perfeita, mas, sob o comando do panda vermelho, ela funciona! A lição que o acerto do grupo deixa é que de nada adianta os integrantes de uma equipe se amarem e de nada adianta os líderes serem excelentes profissionais se o conjunto não trouxer bons resultados.

Uma vez, dei treinamento para uma rede de lojas de calçados no interior de Minas Gerais. Na cidade de Campo Belo, a equipe era formada por duas vendedoras, Silvania e Fernanda. Uma era mais “relações públicas” e a outra era mais organizada e adorava cuidar dos detalhes. As duas atendiam os clientes juntas e, no final do mês, dividiam suas comissões. O gerente da loja permitia que elas trabalhassem dessa forma porque sabia, assim como o Mestre Shifu, que pessoas diferentes podem se complementar.

Mulher-Maravilha

lideranca 3

Liderança em empresa familiar

Em uma das origens mais conhecidas da Diana Prince (a Mulher-Maravilha), ela é filha de Zeus e Hipólita, rainha das amazonas. Por ser filha do senhor dos deuses, algumas amazonas ficaram com inveja e chegaram a desafiá-la para o combate. Mas ela faz por merecer a posição de princesa. Como futura governante de Temíscera (também conhecida como Ilha Paraíso), Diana se dedicava o tempo todo a desenvolver técnicas e habilidades. Contra a vontade de sua mãe, chegou até mesmo a participar de competições entre os homens. A Mulher-Maravilha conquistou o respeito das amazonas pela dedicação e pelo exemplo, lembrando-nos que não basta herdar uma posição, para conquistar de fato a liderança, é preciso trabalhar. E muito!

Rei LeĂ´nidas (300)

lideranca 2

Recrutamento e seleção

O filme 300 tem muitas lições de liderança e já foi utilizado como ferramenta de motivação por muitos gerentes, treinadores e palestrantes. Uma cena que me chama muito a atenção é aquela em que Leônidas explica que Ephialtes não pode fazer parte de seu exército porque suas deformações físicas fariam com que ele não conseguisse seguir as técnicas de ataque e defesa previstas pelo líder. Mesmo assim, Leônidas não o maltrata e nem o despreza, apenas explica o motivo que o levou a cortar o soldado do exército.

VocĂŞ sabe definir o perfil de vendedor ideal para sua equipe? Sabe o que exatamente um profissional precisa ter para trabalhar em sua empresa?

Para ter um perfil de quem você deve contratar, faça o seguinte: escreva em um papel o nome dos três melhores vendedores que já trabalharam em sua empresa. Na frente de cada nome, escreva as três principais qualidades de cada um. Depois, elenque os três piores vendedores que já trabalharam para você e, em seguida, escreva por que eles eram tão ruins. Pronto. Você já tem, em poucas linhas, quem você deve procurar e quem você deve evitar em uma seleção.

Daenerys Targaryen (As crĂ´nicas de gelo e fogo, George R. R. Martin)

lideranca 4

Negociações difíceis

De princesa exilada a escrava. De escrava a governante de muitos povos. De uma jovem tĂ­mida a uma habilidosa negociadora.

Quando precisou de um exército, Daenerys foi negociar com um mercador de escravos. O vendedor era malvado, arrogante e trapaceiro. A princesa ofereceu um dragão em troca do exército. Assim que pegou seu pagamento, o vendedor foi queimado pelo dragão e o exército de escravos foi libertado. Todos que foram alforriados decidiram se aliar voluntariamente a Daenerys.

No mundo dos negócios ou no mundo criado por George R. R. Martin, ser muito bonzinho pode nem sempre trazer bons frutos. Mas a ética e o senso de justiça podem transformar líderes comuns em superlíderes.

No cinema, na literatura e no ambiente de vendas, os melhores líderes não são apenas servidores, são inspiradores. Até em nossos momentos de lazer podemos tirar boas lições para inspirar nossa equipe. Aliás, não existe nenhum botão em sua nuca que defina que sua vida pessoal não pode se misturar com a profissional. Trazer a ficção para dentro da empresa também pode ser uma maneira de treinar sua equipe.

Agora é a sua vez. Qual filme (ou obra de ficção) você já utilizou para treinar sua equipe?
Mande um e-mail para [email protected] e me conte!


Leandro Branquinho é palestrante de vendas e liderança de vendas, tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço e é podcaster no www.radiovendas.com.br.

ConteĂşdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂşri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima