A linguagem perante os clientes

Você já analisou como está a comunicação com seus clientes internos e externos? Ou acredita que isso não é importante na manutenção dos negócios? Você já analisou como está a comunicação com seus clientes internos e externos? Ou acredita, como a maioria dos administradores, que isso não é importante na manutenção dos negócios?

Um exemplo simples que podemos encontrar em todas as empresas é quando contratam novos colaboradores para setores importantes e não avisam à cadeia produtiva. É imperdoável receber uma correspondência interna e não saber quem é a pessoa, o que faz e o seu posto.

Posso falar muito do meu trabalho porque o vivencio. Muitas vezes, sou crítico fervoroso porque não aceito certas atitudes como uma que passei há algum tempo, quando recebi um memorando de um senhor que deduzi ser o novo chefe da cobrança. O que custaria ao diretor, presidente ou qualquer outra pessoa da área administrativa enviar ? a todos ? um comunicado que Fulano de Tal passa a ser o novo encarregado de tal setor e comentar sobre o mesmo?

Se isso acontece na maioria das empresas, como será que interagem com os clientes externos? Será que eles têm rapidamente todas as respostas as suas dúvidas?

O que custa fazer uma comunicação simples entre todos os envolvidos? Nada, pois os sistemas já possuem as ferramentas para uma comunicação interna e grande parte dos clientes já tem e-mail e a 99%, aparelhos de fax. Basta boa vontade.

Imagine estar nos corredores de sua empresa e, ao entrar em uma sala qualquer, encontra uma cara nova, que lhe dá uma ordem imediatamente. O que você faria? Ou, ao abrir o seu setor, encontra um menino para auxiliar nas lidas burocráticas e, ao pedir algo para ele, não obter retorno porque ele não sabe quem você é?

Os sistemas de venda hoje são rápidos em ?fazer dados? e se não soubermos transformá-los em informação, jamais poderemos nos fixar no mercado em que atuamos. Emitimos uma nota fiscal e paralelamente gerenciamos dados ao banco cobrador e se ele não enviar o boleto bancário, como o cliente poderá ? sem estresse ? pagar o que deve?

Muitos dirão que se comprou, sabe que deve, mas esquecem que ainda vivemos na burocracia e se não tivermos documentos ? papel ? não funciona. Quem me diz que ao pagar em uma lotérica ela vai informar o credor? Tenho um cliente que pagou e foi protestado pelo erro de sistema e, no caso, ninguém assumiu a culpa e bloquearam o crédito dele.

Se no aniversário de um colaborador você mandar um simples cartão, um e-mail ou fizer uma ligação, estará se comunicando e valorizando essa pessoa. A continuação disso gerará maior satisfação e os resultados serão percebidos na produção dos mesmos.

O mesmo acontece com os clientes que exigem maior rapidez no retorno de duas dúvidas e pronta solução aos seus problemas, que muitas vezes são ocasionados pela estrutura interna.

Sempre terão clientes de difícil trato, mas se observarmos como eles agem, facilmente serão compreendidos e sem dúvida alguma deixaremos de atendê-los como querem e, por que não dizer, como merecem?

Eu gosto de ser lembrado, como procuro lembrar de todos os que me cercam ? amigos, colaboradores e chefes. E você, como age com isso?

A comunicação, além, de ser uma ferramenta do marketing, é essencial à venda. Sem ela, jamais poderíamos vender, a não ser comodities, mas com o passar do tempo, na comunicação visual e neste caso, a embalagem, como saber realmente o que há lá dentro?

Se para comprar a comunicação é imprescindível, imagine dentro da organização ou você quer começar uma semana sem saber quem está ao seu lado?

Posso ficar enumerando diversos erros de comunicação, mas puxei a orelha. Amigo que é amigo comunica sobre o erro que acontece e não passa a mão sobre a cabeça. Cliente algum quer um afago para tapar um furo; prefere ficar sem isto a receber suas informações que lhe ajudarão a vender melhor.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima