A LogĂ­stica nos dias atuais

Tivemos os tempos da qualidade e da produtividade, oriundas dos nossos colegas do Oriente. Agora estamos na última fronteira, a logística. Para quem não conhece ? e está ouvindo muito esta expressão ?, a logística surgiu com a II Grande Guerra. Era definida pela rápida movimentação e posicionamento das tropas suportada por provisões, munições e informações.

Hoje temos várias definições, mas julgo a que vem a seguir como uma das que melhor se enquadra: é um processo que visa planejar e controlar todo fluxo de materiais e informações dentro da organização, visando atender às necessidades dos clientes.

O que estamos vendo hoje é a explosão desta atividade. Tivemos os tempos da qualidade e da produtividade, oriundas dos nossos colegas do Oriente. Não que estejam ultrapassadas, mas hoje fazem parte efetiva das organizações. E agora estamos, como diria, na última fronteira, a logística.

Como não poderia deixar de ser, o que há hoje de pessoas que se dizem bambambãs nesta área não é brincadeira. Muitos estão vendo um filão de ouro, e é aí que mora o perigo, pois você contrata, você confia e você dança.

Muitos confundem fazer uma especialização e ser um “logistic man” com fazer uma especialização e ter muitos anos de experiĂŞncia. A logĂ­stica nĂŁo Ă© fácil, requer persistĂŞncia, dedicação e muita força de vontade. Estas pessoas sĂŁo aquelas que sĂŁo responsáveis para que o sonho dos colegas de marketing e os desejos dos colegas do comercial aconteçam. E disto tiro minha definição pessoal da logĂ­stica: Ă© “fazer acontecer” na hora certa, quantidade certa, sem desperdĂ­cios, com qualidade e muito, muito comprometimento. E, caros colegas, isto nĂŁo Ă© fácil.

Geralmente estas pessoas estão sempre no estresse máximo, muita adrenalina no corpo. Mas a gratificação vem com o resultado final. We get it!, ou seja: Nós realizamos!

Após um amplo planejamento, negociações e planos de contingência é iniciado o trabalho. Aí entra o acompanhamento, o surgimento de novos fatos, que mesmo após o amplo planejamento e contingências não estava no projeto. O que fazer? É aqui que se conhece o homem de logística, porque ele tem que ter a solução. e muitas vezes ela tem que ser imediata. E não tomar uma ação significa que já se errou.

Esta área é realmente muito gratificante, pois ela mostra seus resultados. Mas é muito, muito exigente. Pois quanto mais julgamos conhecer ou mesmo dominar o assunto sempre surgem novas variáveis.

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima