Tivemos os tempos da qualidade e da produtividade, oriundas dos nossos colegas do Oriente. Agora estamos na Ăşltima fronteira, a logĂstica. Para quem nĂŁo conhece ? e está ouvindo muito esta expressĂŁo ?, a logĂstica surgiu com a II Grande Guerra. Era definida pela rápida movimentação e posicionamento das tropas suportada por provisões, munições e informações.
Hoje temos várias definições, mas julgo a que vem a seguir como uma das que melhor se enquadra: é um processo que visa planejar e controlar todo fluxo de materiais e informações dentro da organização, visando atender às necessidades dos clientes.
O que estamos vendo hoje Ă© a explosĂŁo desta atividade. Tivemos os tempos da qualidade e da produtividade, oriundas dos nossos colegas do Oriente. NĂŁo que estejam ultrapassadas, mas hoje fazem parte efetiva das organizações. E agora estamos, como diria, na Ăşltima fronteira, a logĂstica.
Como não poderia deixar de ser, o que há hoje de pessoas que se dizem bambambãs nesta área não é brincadeira. Muitos estão vendo um filão de ouro, e é aà que mora o perigo, pois você contrata, você confia e você dança.
Muitos confundem fazer uma especialização e ser um “logistic man” com fazer uma especialização e ter muitos anos de experiĂŞncia. A logĂstica nĂŁo Ă© fácil, requer persistĂŞncia, dedicação e muita força de vontade. Estas pessoas sĂŁo aquelas que sĂŁo responsáveis para que o sonho dos colegas de marketing e os desejos dos colegas do comercial aconteçam. E disto tiro minha definição pessoal da logĂstica: Ă© “fazer acontecer” na hora certa, quantidade certa, sem desperdĂcios, com qualidade e muito, muito comprometimento. E, caros colegas, isto nĂŁo Ă© fácil.
Geralmente estas pessoas estão sempre no estresse máximo, muita adrenalina no corpo. Mas a gratificação vem com o resultado final. We get it!, ou seja: Nós realizamos!
ApĂłs um amplo planejamento, negociações e planos de contingĂŞncia Ă© iniciado o trabalho. AĂ entra o acompanhamento, o surgimento de novos fatos, que mesmo apĂłs o amplo planejamento e contingĂŞncias nĂŁo estava no projeto. O que fazer? É aqui que se conhece o homem de logĂstica, porque ele tem que ter a solução. e muitas vezes ela tem que ser imediata. E nĂŁo tomar uma ação significa que já se errou.
Esta área é realmente muito gratificante, pois ela mostra seus resultados. Mas é muito, muito exigente. Pois quanto mais julgamos conhecer ou mesmo dominar o assunto sempre surgem novas variáveis.