A matéria-prima mais importante

Os funcionários são a matéria-prima mais importante em uma empresa. Para maximizar o potencial de trabalho das pessoas é preciso preencher certas aspirações inerentes ao ser humano. Os funcionários são a matéria-prima mais importante em uma empresa. Para maximizar o potencial de trabalho das pessoas é preciso preencher certas aspirações inerentes ao ser humano.

As pessoas passam a maior parte do tempo útil de suas vidas não só buscando apenas remunerações, mas também espaço e oportunidade de demonstrar suas aptidões, de participar, crescer profissionalmente e ver seus esforços reconhecidos. Ignorar essas aspirações é condenar as pessoas à rotina, ao comodismo, ao “tanto faz como tanto fez”, que é um clima completamente contrário ao espírito da qualidade total, que tem como base a participação e o aperfeiçoamento dos recursos humanos. É preciso buscar um comportamento positivo das pessoas, isto é, conseguir por meio de maior clareza, na comunicação, treinamento e reeducação.

“Se queres colher a curto prazo, plante cereais. Se queres colher a longo prazo, plante arvores frutíferas. Mas, se queres colher para sempre, treine e eduque o homem.” Provérbio chinês

Como gerentes, precisamos educar e treinar nossos funcionários para que eles se comuniquem melhor e aprendam as vantagens de trabalhar em equipe. Nós mesmos, gerentes, precisamos também ser treinados e educados. Trabalhar em equipe não é uma coisa simples. Tenho visto como é grande a dificuldade de fazer as pessoas se reunirem para discutir as causas dos problemas. Estamos acostumados a trabalhar e assumir responsabilidades de forma individualista, por isso que sempre falo que é um grande desafio formar um verdadeiro time de trabalho. Encontrar as pessoas certas, na hora certa. É um processo de aprendizado, tanto para nós, líderes, quanto para os participantes, pois sabemos pouco sobre como deve ser exatamente um trabalho em grupo.

Eu vejo, em geral, duas grandes dificuldades que temos em aprender a superar: a primeira delas é passar a assumir responsabilidades que dependem do desempenho de outras pessoas, pois normalmente só assumimos aquilo que depende de nós mesmos; a segunda é aprender a agir em conjunto sem, com isso, tirar a individualidade de cada um. Os valores individualistas existem, são importantes e devem ser respeitados.

Aprenda e pratique o trabalho em equipe. Você vai colher excelentes resultados com as idéias e soluções vindas dos membros. Eles são os componentes mais importantes dentro de uma empresa.

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