A pergunta

A pergunta Certa vez perguntei para alguém passante:

? Por que existem pessoas que saem facilmente dos piores problemas, enquanto outras sofrem por coisas pequenas, morrem afogadas num copo de água?

Ele simplesmente sorriu e me contou uma história. Era sobre um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, lhe falaram para ir ao céu. E assim fez ele.

Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. Uma moça deu uma olhada rápida nas fichas e, como não viu o nome dele na lista do dia, lhe orientou para ir ao Inferno. E no Inferno, você sabe como é: ninguém exige crachá nem convite, é só entrar. O sujeito entrou e foi ficando.

Alguns dias depois, Lúcifer foi ao Paraíso para tomar satisfações com São Pedro: ?Canalha! Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa. Isso é terrorismo!?. Sem saber o motivo da zanga, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. Lúcifer desabafou: ?Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça. Escuta as pessoas, olha-as nos olhos, conversa com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. Está insuportável, parece o Paraíso! Pedro, por favor, traga-o para cá!?.

Quando o passante terminou, olhou-me carinhosamente e disse:

? Viva de tal modo que se, por engano, você for parar no Inferno, o próprio demônio lhe levará ao Paraíso. Não deixe que os problemas o transformem numa pessoa amargurada. Crises sempre acontecerão. Você não pode escolher as crises, mas pode escolher a maneira de enfrentá-las. E, no final, quando os problemas se forem, mais do que sentir orgulho por tê-los resolvido, você terá orgulho de si mesmo. Encha seus dias de amor e tudo que estiver ao seu redor lhe responderá diferente, porque não há quem resista ao amor verdadeiro. Dê mais atenção às pessoas, doe-se, e aquilo que muitas vezes parece impossível, será bem mais fácil de conseguir.

Frase: ?O eu não é algo que se recebe pronto, mas algo em contínua formação, através da escolha das ações? – John Dewey

Gilberto Wiesel é palestrante motivacional. E-mail: [email protected] Homepage: www.gilbertowiesel.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima