A pirâmide do líder de vendas

Para ser um bom líder, é importante ter métricas. Formas de medir o que a equipe está fazendo. E com estas métricas, fica fácil fazer uma cobrança eficaz.

Um dos exercícios que mais gosto de fazer é combinar ideias de autores diferentes.

Uma vez, eu li aqui na revista VendaMais, o Luis Paulo Luppa falar que os três papéis principais de um gerente ou líder de vendas são: ORIENTAR, MOTIVAR E COBRAR. E na prática, atendendo diversos clientes pelo Brasil, eu vi que, realmente, estes três princípios são os mais importantes para uma boa administração de vendas.

Uma outra vez, eu assisti uma palestra do professor Mário Sergio Cortella. E em suas palavras, ele mostrou que o líder deve ter COERÊNCIA ÉTICA. Ou seja, deve praticar aquilo que se ensina; deve dar o exemplo. Certamente, você já ouviu que “liderança é exemplo”. Na liderança de uma equipe comercial, o exemplo também é muito importante. Por isso o coloquei na base desta pirâmide. Mas uma equipe comercial funciona melhor se ela tiver além do exemplo, uma boa orientação, se ela estiver motivada e se ela for bem cobrada. O bom líder é aquele que ensina e mostra o caminho. E se ele não sabe ensinar, chama alguém que sabe. O bom líder é aquele que mantém o clima de motivação da equipe. É impossível dar motivação. Mas é muito fácil desmotivar. O bom líder é aquele que cria um ambiente inspirador para que as pessoas se motivem. E o bom líder também é bom de cobrança. E ser bom de cobrança não tem nada a ver com gritaria e grosseria. Para ser um bom líder, é importante ter métricas. Formas de medir o que a equipe está fazendo. E com estas métricas, fica fácil fazer uma cobrança eficaz. O ciclo de Orientação, Motivação e Cobrança tem uma ordem. Primeiro se orienta, cuida da motivação e só então é feita a cobrança.

Imprima esta pirâmide, coloque a em sua mesa para que possa se lembrar disto. Mas lembre-se também que Coerência Ética sempre deve estar na base.

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