A primeira impressão é a que fica? Depende da volatilidade do prêmio que é dado…

Faça endomarketing bem-feito e veja seus resultados em vendas melhorarem Não tenho dúvida de que se fizermos uma pesquisa junto a profissionais que tenham renda líquida mensal entre 1,5 mil reais e 5 mil reais, todos, ou quase todos, responderão que preferem ganhar dinheiro que outro tipo de prêmio em uma campanha de incentivos ou como premiação por um acréscimo de performance alcançada.

Isso é facilmente explicado, tendo-se como base a pirâmide de Maslow. Ela diz que quando as rendas aumentam, as necessidades, sejam as mais básicas, também crescem. Por isso, faz sentido que rendas inferiores às citadas anteriormente realmente queiram um pouco mais de dinheiro e que as superiores busquem a realização pessoal.

Em se tratando de marketing de reconhecimento, o dinheiro tem efeito apenas imediato e, após algum tempo convivendo com esse tipo de premiação, ele é incorporado à renda e pode virar alface, gasolina, compra do mês ou outras coisas, mas com certeza rapidamente será usado, e o premiado nem lembrará mais quem deu, de quanto foi o prêmio ou por que ele o recebeu.

Uma campanha motivacional, feita de forma adequada, ou seja, aplicando-se os critérios corretos para premiação dos públicos envolvidos, toca no íntimo do participante. Toda a comunicação e o suporte dado por esses tipos de programa farão com que o profissional não corra mais atrás da meta imposta pela empresa, e sim atrás de um sonho.

Premiações através de catálogo de prêmios, experiências ou viagens de incentivos têm o que chamamos de efeito troféu ? seu valor percebido é enorme e o residual é bastante longo. As campanhas de incentivos fazem com que o colaborador aprenda como trabalhar melhor e como ser mais eficaz para atingir resultados surpreendentes e duradouros.

Por isso, é muito importante que o impacto inicial, ao receber um prêmio, seja muito forte. Mas é fundamental para toda e qualquer empresa que quer ganhos posteriores significativos em performance que o colaborador se lembre exatamente quem deu aquele prêmio, o que recebeu e por que foi reconhecido de forma tão positiva.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima