Se vocĂŞ Ă© vendedor, assuma a condução da venda, respondendo Ă s objeções, evidenciando os benefĂcios e solicitando o pedido. ?Venda benefĂcios e seja um campeĂŁo.? Essa velha máxima, que diferencia os bons vendedores daqueles que estĂŁo vendedores, traz Ă discussĂŁo a importância do vendedor como mola propulsora da economia, desde a Ă©poca do escambo (troca de mercadorias em vez de dinheiro) atĂ© estes tempos cibernĂ©ticos ? particularmente este momento de retomada dos negĂłcios.
Ainda hoje, quando perguntados sobre o que vendem, a maioria expressiva dos vendedores responde o produto em si e não o que o cliente faz com aquilo que compra. Aparentemente é a mesma coisa, mas ao cliente importa a utilização que fará do bem ou serviço adquirido. Alguns exemplos:
» VocĂŞ acha que está vendendo assinaturas de revistas, e o cliente pode estar comprando: atualização, formação cultural ou tĂ©cnica, aperfeiçoamento, status, credibilidade, lazer, tendĂŞncias, aconselhamento.
» VocĂŞ acha que está vendendo computadores, e o cliente pode estar comprando: organização, lazer, racionalização, cultura, informação, comodidade, status, praticidade, segurança, agilidade.
» VocĂŞ acha que está vendendo terceirização, e o cliente pode estar comprando: experiĂŞncia, racionalidade, produtividade, agilidade, aconselhamento, adaptabilidade, racionalização de custos.
» VocĂŞ acha que está vendendo parafusos, e o cliente pode estar comprando: acabamento, segurança, beleza, durabilidade.
» VocĂŞ acha que está vendendo seguros, e o cliente pode estar comprando: qualidade de vida, manutenção do patrimĂ´nio, serviços, comodidade para pagar.
Esta é a primeira etapa da venda eficaz: entender o que o cliente fará com o bem ou serviço adquirido. Entender o real significado da palavra marketing e o que a sua atividade tem a ver com ela é o passo seguinte.
Modernamente, diz-se que marketing é tudo aquilo que é feito pelas pessoas nas organizações para conquistar, manter e encantar os clientes. Vejamos o que o vendedor tem a ver com isso:
» Conquistar ? O ciclo produzir-divulgar-vender já define seu envolvimento.
» Manter ? SĂŁo ações de pĂłs-venda, como SAC, assistĂŞncia tĂ©cnica e suporte, em que a maioria dos contatos começa assim: ?O vendedor me falou?; ?O vendedor me garantiu?; ?O vendedor me prometeu?; Mas o vendedor nĂŁo me avisou?. NĂŁo precisa dizer mais nada, certo?
» Encantar ? As ações de relacionamento, ainda pouco utilizadas, sĂŁo a raiz da fidelização, do encantamento dos clientes, e ninguĂ©m melhor que os vendedores para estreitar essas relações ? ou vocĂŞ Ă© daqueles que sĂł liga para os clientes para pedir cotação ou enfiar a mĂŁo no bolso deles?
Assumir o papel entre sua empresa e os clientes Ă© a segunda etapa de uma venda eficaz. Superar objeções e solicitar o pedido sĂŁo pesadelos para quem está vendedor, pois sua visĂŁo Ă© muito simplista: se o produto Ă© bom e a empresa Ă© sĂ©ria, por que teimam em fazer objeções? Por que Ă© tĂŁo difĂcil decidirem-se pela compra se já forneci todas as caracterĂsticas, condições e preço do produto ou serviço?
Nos dias atuais, na maioria das vezes, a iniciativa de solicitar o pedido ainda cabe aos clientes, evidenciando que os produtos ou serviços sĂŁo comprados quando deveriam ser vendidos. Se vocĂŞ Ă© vendedor, assuma a condução da venda, respondendo Ă s objeções, evidenciando os benefĂcios e solicitando o pedido. E lembre-se que uma venda sĂł está concluĂda quando o cliente voltar a comprar pela segunda vez ? e depois a terceira, a quarta e assim por diante.
Show must go on
Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,