A saga de um campeão

O que você faria se fosse um atleta medalhista olímpico (dois bronzes: em Seul, 1988 e Atlanta, 1996) e perdesse uma perna em um acidente? Como reagiria? Com rancor, pessimismo, autopiedade, ou encararia como mais um desafio da vida? Essa foi a escolha de Lars Grael ? determinação para seguir em frente O que você faria se fosse um atleta medalhista olímpico (dois bronzes: em Seul, 1988 e Atlanta, 1996) e perdesse uma perna em um acidente? Como reagiria? Com rancor, pessimismo, autopiedade, ou encararia como mais um desafio da vida? Essa foi a escolha de Lars Grael ? determinação para seguir em frente.

Por Valéria Poletti A paixão pela vela está no sangue da família de Lars. Foi seu avô, Preben Schmidt, um dinamarquês que veio morar no Rio de Janeiro em 1892, quem ajudou a fundar o Yacht Club do Rio, e foi precursor da vela de competição no Brasil. Os tios de Lars ? Axel e Erik ? foram tricampeões mundiais nos anos 60. O irmão de Lars, Torben Grael, é o brasileiro com maior número de medalhas olímpicas: são cinco conquistadas como iatista.

Lars conta que em sua vida sempre houve desafios ? seu pai, como oficial do Exército, tinha dificuldade em custear seu sonho e dos irmãos. Além disso, em função da vida militar, a família de Lars teve de morar em lugares em que não era possível a prática da vela. Mas isso não desanimou os irmãos Grael. Segundo Lars, ?o sonho falou mais alto que as dificuldades, a vontade de ser iatista era muito forte. Fizemos nosso aprendizado no lago Paranoá em Brasília e em Niterói. Iniciamos como tripulantes no barco de outros, e aí surgiram oportunidades e apoio até chegarmos à carreira olímpica?.

Seis de setembro de 1998 poderia ter sido um dia como outro qualquer na vida de Lars ? um dia de treino, de trabalho duro. Mas foi nessa ocasião que um barco atingiu seu veleiro, causando um acidente em que ele perdeu uma perna ? e, por pouco, não perdeu a vida também.

Lars conta que o que o ajudou a superar mais esse desafio em sua vida foi, acima de tudo, uma vontade imensa de viver. As pessoas que o ajudaram nos instantes mais difíceis após o acidente? A esposa Renata e toda sua família. Também diz que ficou emocionado com as muitas declarações de apoio, tanto a dos brasileiros mais simples quanto a que recebeu de Fernando Henrique Cardoso, presidente na época. Os amigos do esporte também foram importantes. ?Então eu fui superando e me espelhando em pessoas que passaram por situações semelhantes, e que se tornaram bem sucedidas perante o trabalho, a família e o esporte?, diz Lars.

Hoje Lars Grael é secretário da Juventude, Esporte e Lazer do governo do Estado de São Paulo. Dedica-se à gestão esportiva por acreditar que pode contribuir para o esporte nacional, sobretudo na ação social. Para ele, o esporte é capaz de fazer muito pela criança, pela juventude, a terceira idade, e também pelas pessoas portadoras de deficiência. Ele continua velejando e competindo. Nos seus planos para o futuro, quer cada vez mais se dedicar à sua paixão que é a prática da vela e também continuar atuando na gestão esportiva. Afinal, para Lars, ?não podemos dirigir o vento… mas podemos ajustar as velas?.

Frases de Lars Grael: ?Se sou um vencedor? Acho que sim. Vencedor no esporte pelos títulos que acumulei: 14 vezes campeão brasileiro, cinco vezes campeão sul-americano, três vezes campeão de semanas pré-olímpicas internacionais, campeão mundial em 1983, duas vezes medalha de bronze olímpico. E sou vencedor na vida, por ter ultrapassado adversidades tão grandes, por hoje estar servindo à sociedade, aos meus próximos, à minha família que tanto amo.?

?Encaro a vida com muito otimismo. Encaro a vida com esperança, com paixão, com respeito ao ser humano. O acidente me ensinou a ser feliz, a valorizar o hoje. Aprendi que a vida vale qualquer esforço, qualquer dedicação, em busca de um ideal, sobretudo coletivo, de desejar e servir ao próximo, ver os nossos filhos crescerem, ajudá-los… acho que isso é que faz a gente ter motivação para viver?.

Para saber mais: A Saga de um Campeão, de Lars Grael (Editora Gente) Site: www.editoragente.com.br Visite: www.larsgrael.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima