A sincera simplicidade no atendimento

Servir com simplicidade e sinceridade faz muita diferença e traz um retorno indescritível: a satisfação de missão cumprida. Recentemente, em um trabalho de prospecção para uma empresa, visitei quase todo o Paraná. Além de atender muitos clientes, me coloquei na situação de cliente várias vezes, em hotéis e restaurantes. E o que mais me chamou a atenção no interior do Estado foi a sincera simplicidade no atendimento prestado.

Ao contrário do atropelo das grandes metrópoles, onde ninguém tem tempo para ninguém, o atendimento no interior tem um ?gosto? diferente, pois é possível perceber nas pessoas o interesse pelo próximo, a vontade de servir, a naturalidade em ser prestativo sem estar preocupado com o retorno.

Coincidentemente, durante a viagem, eu estava relendo O Monge e o Executivo, de James Hunter, que é dedicado à liderança, mas se encaixa muito bem no princípio de atendimento. O que precisamos entender é que quando optamos por trabalhar na área de vendas e atendimento, tomamos a decisão de servir as pessoas, de estarmos à disposição para prestar o melhor atendimento possível, pois é o meio de vida que escolhemos.

O livro de Hunter nos dá uma excelente lição sobre servir no trecho em que cita o significado da palavra abnegação: satisfazer às necessidades dos outros, mesmo que isso implique em sacrificar suas próprias necessidades e vontades.

Não importa o quanto representemos em relação aos outros, se somos maiores ou menores, se temos mais ou menos condições que os outros. O que realmente importa é como utilizamos aquilo que temos, ou seja, nossa capacidade de doar tempo, dedicação, sorriso sincero, vontade de fazer o melhor possível e satisfazer à necessidade alheia.

Se quisermos nos destacar no meio em que vivemos, precisamos ousar e tomar atitudes diferentes do comum. Isso, muitas vezes, vai ao desencontro de tudo o que presenciamos em nosso meio. E, muitas vezes, vai necessitar de um exercício diário de dedicação.

Servir com simplicidade e sinceridade acima de tudo. Isso faz muita diferença e traz um retorno indescritível: a satisfação de missão cumprida.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima