A Síndrome dos Shopping Centers

Breve mais um sucesso para você Por que será que vimos nas maiorias dos shopping, esta frase: Breve mais um sucesso? Por que deparamos sempre com uma loja fechada ou fechando? Por que os consumidores transitam pelos corredores e não entram nas lojas?.

Pesquisas realizadas por órgãos competentes apontam para uma queda nas vendas dos varejos de shopping, uma vez que os milhares de prováveis consumidores transitam pelos corredores em busca de “Lazer” e não de “Compras”, salvo raras exceções em períodos promocionais ou que antecedem as datas comemorativas, como: Páscoa, Dia das Mães, etc…

É visível por todos a grande concentração de consumidores nas praças de alimentação e áreas de entretenimento, enquanto que as demais ficam aguardando os clientes e sendo obrigadas a manter a sua máquina funcionando.

O que falta? Será incompetência de gestão, falta de visão? O que será que esta acontecendo? Será que falta fidelizar os clientes?

Tal fidelização é visível nas lojas âncoras, por já terem fixado a sua marca e por chegarerm ao consumidor através da mídia pesada.

Mas o que devem fazer os pequenos lojistas? O óbvio. Saber ouvir o cliente; aprender o que o cliente quer; conquistar e fidelizar o cliente. Esta é a grande sacada para não colocar na porta a tão conhecida frase “Breve mais um sucesso”.

As vezes eu me pergunto: o negócio que estava ali não foi um sucesso por quê? Como saber se o próximo será um sucesso? Poderia estar escrito “Breve mais um fracasso”, não é?

Bem, em um processo mercadológico, existem situações de demanda, tarefas e estratégias de marketing para cada caso, seja a situação negativa, ausente, declinante, estável, etc…, o que não pode é ficar de braços cruzados esperando acontecer. Muitas vezes os lojistas preocupados com as vendas, para a cobertura de suas despesas e retorno do seu investimento, não conseguem detectar o problema. Precisa que alguém de fora lhe ofereça alternativas e estratégias de marketing, afim de reverter o quadro – muitas vezes, em estado terminal.

Esses mesmos lojistas que atravessam uma situação difícil, acham que investir em marketing é muito caro, porque só pensam nas mídias tradicionais e acham que elas são as mais indicadas para resolver o problema. Além de caras para o tipo de negócio, muitas vezes não representam a solução – e sim agravam mais ainda a situação. Em alguns casos a mídia alternativa é a mais indicada, tem um menor custo e pode ser mais eficiente.

Como solução, indico o Marketing Direto, com ênfase no relacionamento e na fidelização dos clientes. Este é muito fácil, qualquer um pode implantar, basta seguir algumas regras básicas e sair na frente da concorrência.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima