A teoria do cocĂ´

Existe uma verdadeira confusĂŁo na mente das pessoas para se saber qual Ă© a real proposta do marketing. Para muitos o marketing Ă© sinĂ´nimo de enrolação, engodo, enganação, trapaça, algo que consiga fazer o outro de ””trouxa””.

Certo dia numa de minhas aulas sobre o assunto, falei sobre a teoria do cocô. Aquela que todo mundo acredita que o marketing é tão poderoso que consegue vender cocô em latinha, sendo suficiente que a latinha seja bonita, esteja bem posicionada na gôndola (uma vez que são os supermercados os mais dinâmicos nas vendas) e que tenha feito uma propaganda na globo. Aliás, basta a propaganda na Globo que o pessoal compra. Para minha surpresa um dos alunos, na aula seguinte, me perguntou se eu não iria trazer nada sobre a teoria do cocô, fiquei pasmo e tentei explicar que o marketing tem outros propósitos (coisa que havia tentado fazer durante toda a aula anterior que falava sobre o conceito do marketing).

Muitas pessoas confundem o marketing com vendas ou propaganda. Mas o marketing vai além disso, vender e propagar o produto está dentro do composto do marketing.

Mas afinal, o que Ă© esse tal de marketing?

Segundo Philip Kotler, em seu livro ””Marketing para o sĂ©culo XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados”” editado pela Futura em 1999, “marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes”. Se alguĂ©m lhe disser algum conceito de marketing nĂŁo terá sucesso algum para a sua compreensĂŁo, mas se analisarmos as palavras acima referendadas como o conceito de marketing – CONQUISTAR E MANTER CLIENTES – poderemos iniciar uma compreensĂŁo nĂ­tida de que o marketing nada tem a ver com a teoria do cocĂ´, quem comprar uma vez nĂŁo vai querer comprar novamente. Marketing tem compromisso com o resultado do cliente. Marketing Ă©, acima de tudo, Ă©tica e respeito com o consumidor. É verdade que muitos profissionais, que se dizem de marketing, se utilizam de ferramentas mercadolĂłgicas para fazer negĂłcios inescrupulosos, mas o marketing anda longe disso.

O verdadeiro marketing se aprende na rua com pessoas comuns, que talvez nunca tenham tido a oportunidade de ler uma Ăşnica linha sobre o assunto. Certa manhĂŁ, como todas em que se tem grande dificuldade de estacionar no centro de Salvador, passei alguns minutos procurando uma vaga. Quase estressado consegui colocar o carro numa vaga apertada com o auxĂ­lio de um guardador de carro, ao sair do carro ele me cumprimentou, deu bom dia e disse que ficaria olhando o meu carro. Como já nĂŁo tinha paciĂŞncia disse que nĂŁo queria que ele olhasse e que estava sem dinheiro, foi quando o guardador me deu uma verdadeira aula de marketing. Sorrindo, como estava desde o inĂ­cio, o guardador me disse que nĂŁo tinha problema quanto ao dinheiro e que estaria olhando o meu carro, que eu poderia ir tranqĂĽilo que ele estaria ali no meu retorno. Naquele momento eu parei e dei certa atenção Ă quele guardador de carros e o elogiei pela atitude. Afinal de contas, o marketing contempla o encantamento do cliente pela prestação do serviço e o lucro Ă© o fruto dessas ações … o resultado foi que no meu retorno paguei pelos serviços prestados pelo guardador e saĂ­ dali com uma lição de que nĂŁo precisa de muito para se gerar bons resultados aplicando o marketing nas empresas, organizações, instituições ou no meio da rua. E ainda bem que ele nĂŁo sabe que está fazendo ””marketing””, senĂŁo, vai acabar pensando que sĂł deve sorrir se o cliente disser que ele pode olhar o carro, ou pior, somente sorrirá apĂłs o pagamento dos serviços prestados.

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