A trajetória do primo pobre para o primo nobre

Aproveite bem o telemarketing da sua empresa, pois ele pode fazer a diferença em suas vendas! É incrível a falta de sincronismo e sintonia entre as ações de comunicação com o mercado e as demais áreas das empresas, principalmente a do call center, que se constitui, hoje, no principal canal de contato entre a empresa e seus mercados, sendo preferido por 74% dos clientes. Duas pesquisas recentes realizadas fora do Brasil indicam que é urgente ?reclassificar? o telemarketing, passando-o de simples ?primo pobre? para uma área estratégica, dando-lhe o status de ?primo nobre?.

Uma das pesquisas realizadas na Inglaterra mostra que as empresas britânicas estão sabotando suas próprias campanhas de marketing ao não incluírem os call centers em seu processo de planejamento.

Veja o que concluiu o estudo da empresa ContactBabel:

» 86% dos call centers do setor de tecnologia da informação não têm qualquer conhecimento sobre as campanhas de marketing nem sobre idéias acerca das promoções ou iniciativas que estão sendo produzidas.

» 50% do setor de serviços públicos também sentem a falta de informação sobre as campanhas e sofrem de incapacidade crônica para informar qualquer coisa a respeito delas.

» O tempo médio de espera antes que as pessoas desliguem é de 41 segundos, e se os clientes conseguem ser atendidos, frustram-se quando perguntam por produtos que os atendentes não conhecem nem sabem da campanha de marketing que está sendo veiculada.

» A ContactBabel assegura que a cada ano se perdem 99 milhões de libras em publicidade televisiva de resposta direta, pois as empresas fracassam em respaldar suas campanhas, não utilizando o telefone como mecanismo efetivo de contato com o cliente. Resultado: 200 milhões de dólares no lixo.

Um outro estudo realizado pela Rightnow Technologies e Harris Interactive mostrou que 74% dos consumidores nos EUA preferem contatar as empresas por telefone, 26% preferem o correio eletrônico e somente 15% preferem formulários na web. O estudo, que permitiu respostas múltiplas, apresentou o seguinte resultado:

» 74% telefone (linha gratuita)
» 47% visita à loja
» 26% correio eletrônico
» 15% correio físico
» 15% auto-serviço na web ou formulário web
» 8% mensagens instantâneas
» 3% sem preferência/não sabem

Na sua empresa é diferente?

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