Durante a expansĂ£o do final da dĂ©cada de 90, a Turner Construction , Co. buscou uma vantagem competitiva que lhe permitisse sair na frente da concorrĂªncia. Durante a expansĂ£o do final da dĂ©cada de 90, a Turner Construction, Co. buscou uma vantagem competitiva que lhe permitisse sair na frente da concorrĂªncia. A empresa, que fatura US$ 6,2 bilhões, encontrou um processo de “e-procurement” one-to-one que rapidamente evoluiu, tornando-se uma fonte de economia de tempo e recursos para a Turner e para seus clientes.
O tamanho da Turner (4.700 empregados, a maior empresa de construĂ§Ă£o dos EUA) e seu sistema de compra centralizado lhe deram a capacidade de lançar um procedimento pouco convencional em um mercado que ainda utiliza procedimentos tradicionais em sua cadeia de suprimentos. O processo, chamado de Turner Logistics, aumenta o poder de negociaĂ§Ă£o da empresa ao mesmo tempo em que Ă© uma fonte de reduĂ§Ă£o de custos. Sediada em Hawthorne, Nova Iorque, a Turner Logistics Ă© a encarregada de administrar a solicitaĂ§Ă£o de suprimentos e materiais e sua instalaĂ§Ă£o por sub-contratados (eletricistas, encanadores, etc), formando relacionamentos pessoais entre os clientes e os fabricantes.
Richard Bach, VP e Gerente Geral da Turner Logistics, explica que em uma cadeia de suprimentos tradicional, muitos sub-contratados diferentes compram materiais para o projeto. A Turner Logistics, por outro lado, tem o controle sobre a compra dos principais equipamentos e materiais pesados, como boilers e geradores. Isto elimina os intermediĂ¡rios e deixa a Turner apta a agir em benefĂcio do cliente, melhor do que os sub-contratados o fariam. Tanto o poder de negociaĂ§Ă£o quanto a eficiĂªncia sĂ£o melhorados.
Relacionamentos pesados
No começo de um projeto para um novo cliente, um representante da Turner encontra-se com o cliente para falar sobre o projeto que a Turner foi contratada para gerenciar. O representante aprende as preferĂªncias e necessidades do cliente atravĂ©s de entrevistas em profundidade, e o ajuda a decidir entre alternativas de preço e de projeto. Ele entĂ£o cria uma estratĂ©gia de compra a partir dessas necessidades, comprando o equipamento necessĂ¡rio diretamente do fabricante, fazendo a instalaĂ§Ă£o, registrando a garantia e treinando o cliente em sua utilizaĂ§Ă£o. “NĂ³s sabemos exatamente o que estamos procurando, e sabemos qual Ă© sua expectativa”, explica Bach. “Nos nĂ£o temos camadas de ineficiĂªncia, nas quais perdemos o que o cliente realmente deseja”.
Anteriormente, quando os sub-contratados controlavam o processo de compra, diz Bach, um projeto com 10 edifĂcios seria concluĂdo com cinco diferentes boilers. Isso obviamente gerava uma multiplicidade de garantias, diferentes serviços de manutenĂ§Ă£o e atĂ© equipamentos com defeitos. Tudo isso poderia ser evitado se a aquisiĂ§Ă£o e instalaĂ§Ă£o dos boilers em todas as 10 construções fossem coordenadas com mais atenĂ§Ă£o. Criando e mantendo relacionamentos diretos com seus clientes, com o pedido prĂ©vio de equipamentos, a Turner agora evita duplicações e ineficiĂªncias que freqĂ¼entemente se espalhavam pelos trabalhos. “Agora nĂ³s temos controle direto”, diz Bach.
Coordenar mĂºltiplos projetos de construĂ§Ă£o rende uma grande vantagem econĂ´mica, nĂ£o somente na melhor negociaĂ§Ă£o de preços para os boilers, mas tambĂ©m na melhoria da eficiĂªncia. A Turner evita o problema de ter que treinar a equipe de manutenĂ§Ă£o em diferentes e conflitantes sistemas, administrar mĂºltiplas garantias e serviços de manutenĂ§Ă£o, e trabalhar com equipamentos incompatĂveis.
NĂveis de economia
Agora a Turner pode colocar 100 pedidos simultaneamente, melhorando a produtividade e economizando dinheiro para o cliente. O resultado, diz Bach, Ă© uma melhor seleĂ§Ă£o, melhor sincronia e melhor preço. Para o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, a Turner adquiriu $25 milhões de dĂ³lares em equipamentos mecĂ¢nico, elĂ©trico e laboratorial, economizando 1.6 milhões de dĂ³lares, comparados aos custos em uma cadeia de suprimentos tradicional.
NĂ£o sĂ£o apenas os clientes da Turner que estĂ£o economizando dinheiro e finalizando projetos antes do prazo, mas a Turner tambĂ©m estĂ¡ obtendo benefĂcios. A empresa conquistou nova participaĂ§Ă£o no cliente e ampliou sua reputaĂ§Ă£o de agente de confiança de seus clientes. Bach diz que empresas que nĂ£o sĂ£o clientes da Turner estĂ£o contratando a empresa para auxiliĂ¡-las em seus processos de compra. A empresa estĂ¡ atualmente auxiliando a Universidade de Cincinnati em um programa de $5 bilhões de dĂ³lares, a Turner estĂ¡ comprando equipamento para 12 projetos diferentes com diversos gestores de construções. Bach diz, “o sistema estĂ¡ realmente funcionando”.