A venda começa com o cliente interno

A preocupação com o cliente interno e colegas de trabalho pode ajudá-lo a aumentar suas vendas. Fique atento

O cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido e o primeiro em qualquer processo de vendas. Ele não é só o colega de trabalho, o pessoal do staff, de apoio ou suporte como também um poderoso aliado que pode em muito contribuir para você aumentar suas vendas e progredir continuamente na carreira.

Conheça seu cliente interno ? Não basta só saber o nome ou quem ele é. Conheça o trabalho que a pessoa realiza, perceba em que o trabalho dele influencia no seu, como criar uma sinergia entre os processos ou ainda como um pode ajudar o outro em suas funções.

Mantenha-o informado ? Mantenha sempre seu cliente interno a par de como andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido. A satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar.

Use seu know-how ? O cliente interno é sempre expert em algo. Use esse conhecimento para aprimorar sua estratégia de vendas, seus argumentos para fechamento de negócios ou ainda lidar com as objeções. Seja humilde e aprenda mais sobre os processos da empresa. Com isso, você irá aumentar sua visão sistêmica e ter uma noção maior de como funciona o seu negócio e o mercado.

Compartilhe os méritos e as frustrações ? As três palavrinhas mágicas, ?por favor, muito obrigado e desculpe? funcionam sempre. Não há nada pior para qualquer profissional de vendas do que ser visto como aquele sujeito chato, arrogante e que só age por interesse próprio. É comum, na área de vendas, existirem campanhas, premiações, remunerações variáveis, mas não se esqueça de agradecer, premiar e criar métodos que envolverão o cliente interno para um melhor atendimento ao cliente final.

Mude a cultura da sua empresa e sempre lembre a todos que o departamento de vendas deve fazer parte da empresa inteira. Vendas em alta, clientes satisfeitos e aumento nos lucros são como canja de galinha ? não faz mal a ninguém!

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