Acabe com o hábito da procrastinação

Organize-se, planeje-se e tenha mais tempo para você Procrastinação é, com certeza, o hábito que mais faz você desperdiçar seu tempo, não importa o que faça. Todos somos procrastinadores em um grau ou outro. Existe até o ditado: ?Nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje?.

O problema é que as coisas que adiamos podem nunca ser feitas ou quando finalmente vamos fazê-las, estamos sob muita pressão e não conseguimos dar nosso melhor.

Se você trabalha entre 50 ou 60 horas semanais, provavelmente não se considera um procrastinador, e sim um dedicado funcionário. Mas quero que responda a estas perguntas:

» Você tem a tendência de deixar seus projetos desagradáveis para o último minuto?

» Acredita que se adiar a solução de algum problema, ele desaparecerá ou alguém irá resolvê-lo?

» Já pensou em como poderia fazer um trabalho melhor se tivesse mais tempo?

» Culpa alguém quando fracassa ou não faz o trabalho dentro do prazo?

» Estabelece prazos irreais para si mesmo, apesar de estar claro que provavelmente não conseguirá realizar a tarefa a tempo?

» Sobrecarrega-se e depois reclama que há muita coisa para fazer?

» Suas desculpas e álibis para explicar por que seu projeto não foi feito dentro do prazo estão se esgotando?

Se respondeu ?sim? a alguma dessas perguntas, você é um procrastinador! Caso tenha respondido ?sim? a mais que duas, então sua carreira pode estar em perigo.

Psicólogos citam inúmeras razões por que as pessoas procrastinam, mas a nº 1 é o medo de fracassar. Adiamos muitas coisas porque temos medo de não fazê-las corretamente.

O desejo pela perfeição pode fazer você parar no meio do caminho ou deixá-lo mais lento, o que provavelmente fará fracassá-lo. Seu medo de fracassar o leva a sentimentos de culpa, pois sabe que poderia ter feito um serviço melhor se não tivesse esperado até o último minuto.

A procrastinação faz parte da natureza humana, e todos somos humanos. No entanto, quando ela se torna um hábito ? um padrão consistente de como faz seu trabalho ?, pode levá-lo a conseqüências desastrosas.

Você acaba gastando mais tempo no escritório, e não menos, pois não o está usando de maneira eficaz. Sua produtividade e criatividade escorrem pelo ralo. Está sempre trabalhando sob pressão, com um resultado desagradável, além de não estar feliz com seu emprego nem consigo.

Uma das formas mais eficazes de combater a procrastinação é fazer uma lista de tarefas. Com a ela, será possível realizar todas as coisas que precisam ser feitas a cada dia. Para tirar o máximo de proveito dela, é preciso agendar todas as tarefas.

Muitas pessoas mantêm uma lista de todos seus projetos, tarefas, ligações, reuniões e outras obrigações em pilhas de papéis na mesa do escritório ou em anotações em notinhas pregadas nas paredes ou no monitor do computador. Esses indivíduos adiam ? até o último momento ? os projetos que exigem pensamento, concentração, tempo e energia.

Em vez de manter suas obrigações anotadas em inúmeros pedaços de papéis, agrupe-as na sua lista. Veja alguns exemplos de como fazer isso.

» Quando precisar falar com alguém ou fazer algo, agende isso na sua lista de tarefas.

» Quando alguém for enviar algo a você, marque para ter certeza de que receberá.

» Quando seu chefe lhe der alguma tarefa, anote e comece a trabalhar em cima dela imediatamente.

» Quando um cliente ou prospect lhe pedir que envie um fax, carta ou e-mail, marque na sua lista.

» Qualquer coisa que passar por sua cabeça que deva fazer deva ser colocada na sua lista.

Quanto mais coisas listar, maior será seu controle sobre seu tempo e atividades diárias.

Veja sua lista de tarefas ao longo do dia e se faça esta pergunta: ?Qual é a tarefa mais importante que devo fazer??. Não pense sobre isso. Apenas faça!

Dicas de ação

» Estipule um prazo (com dias, semanas ou meses de antecedência) e use o tempo para lembrá-lo de começar um projeto o mais cedo possível.

» Marque um compromisso consigo quando a tarefa for lhe tomar algum tempo. Olhe no seu calendário e decida quando fará esse trabalho e agende o compromisso.

» Como regra geral, a maioria das tarefas toma mais tempo que o esperado, por isso acrescente 50% a mais de tempo do que acha que precisará.

Antes de voltar para casa no fim do dia, olhe para sua lista de tarefas para ver o que precisa ser feito no dia seguinte. Selecione as tarefas mais importantes e lide com elas assim que chegar ao trabalho na manhã seguinte.

Você ficará duas vezes mais ágil, completando o serviço na metade do tempo. Além disso, acabará com o hábito da procrastinação e todo mundo ficará feliz. Também terá mais tempo para si, sua família e um pouco mais de dinheiro no bolso.

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