Ação eficaz

Agir com eficácia é fazer primeiro o mais importante. Importante é tudo aquilo que se relaciona com missão de vida. Fazer mais e mais rápido não substitui fazer as coisas certas. No começo e no final de seu dia, Benjamin Franklin fazia um exame de consciência. Pela manhã se perguntava: ?O que devo fazer de bom hoje??. E fazia uma oração: ?Ó poderosa Bondade! Pai e Guia generoso! Aumente em mim a sabedoria que descobre meu verdadeiro propósito. Fortifique minha resolução para agir com essa sabedoria. E aceite meus serviços para seus outros filhos como retribuição pelos contínuos favores que tenho recebido?.

À noite formulava outra questão: ?O que fiz de bom hoje??. E examinava seu dia de acordo com os seguintes valores: temperança, silêncio, ordem, resolução, frugalidade, ação eficaz, sinceridade, justiça, moderação, limpeza, tranqüilidade, castidade e humildade.

Franklin escreveu que dedicava tempo para cada parte de seus interesses durante o dia, e que tinha um esquema de utilização para as 24 horas do dia. O gênio dele se manifestava na habilidade de determinar suas prioridades e depois agir sobre elas. Stephen Covey escreveu uma obra toda, First Things First, enfatizando a magia, o poder, a energia, a transformação contida no hábito de fazer o mais importante primeiro. Pode parecer fácil, mas é um hábito pouco praticado, pois exige disciplina. Você sabe o que é mais importante para você e parte, desde cedo, para realizar isso?

Quando Franklin se perguntava ?o que devo fazer de bom hoje??, mobilizava seu cérebro para identificar o que era importante para ele, o que lhe daria maior satisfação pessoal. Bom, para Franklin, era o que estivesse em sintonia com sua missão pessoal, definida como ?a busca da perfeição no serviço aos semelhantes?.

Ômar Souki é consultor e palestrante, autor de vários livros. Homepage: www.souki.com.br – E-mail: [email protected] – Fone: (31) 3284-1848 Para Saber Mais: Extraído do livro Otimismo nos Negócios!, de Ômar Souki (Souki House) ?Não se cruza o mar sentando-se para admirar a água? Rabindranath Tagore

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima