Aceite a adversidade

Ao invés de ficar perdendo tempo reclamando do Governo, da concorrência, da vida, de tudo e de todos, você deve usar esta energia para ser mais pró-ativo. Aceitando a adversidade, sobra mais tempo para descobrir maneiras de como sair logo dela. O assunto é polêmico e muitos irão pensar que estou louco. Mas o conselho que dou agora neste momento para empresas e pessoas é: aceite a adversidade.

Mas vou logo esclarecendo que aceitar não significa deixar de lutar ou criar, mas tem o sentido de parar de “dar murro em ponta de faca”. O que quero dizer é que, ao invés de ficar perdendo tempo reclamando do Governo, da concorrência, da vida, de tudo e de todos, você deve usar esta energia para ser mais pró-ativo. Aceitando a adversidade, sobra mais tempo para descobrir maneiras de como sair logo dela.

Veja só a quantidade de más notícias nos últimos dias (fonte: site do UOL):

* O IBGE afirmou que a nossa economia está em recessão. No segundo trimestre do ano, a produção da indústria desacelerou em 10 das 12 áreas pesquisadas, se comparada ao primeiro trimestre. Dessas dez áreas, sete apresentaram retração e três menor crescimento.

* A indústria fechou o semestre em recessão. Registrou retração em dois trimestres consecutivos. Do primeiro para o segundo trimestre deste ano, a produção diminuiu 2,6% e do quarto trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, a queda foi de 1%.

* As vendas do comércio despencaram em junho. Esse mês registrou a sétima queda consecutiva de vendas no varejo, de 5,37%.

* Dados do Serasa mostram que o volume de cheques devolvidos por falta de fundos voltou a bater recorde em julho: foram devolvidos 16,8 cheques a cada mil compensados, o segundo maior índice desde 1991.

Más notícias não faltam e o fato é que no momento não vivemos nossos melhores dias.

Que tal, então, aceitar a adversidade e tentar extrair o melhor dela e assim estar pronto para quando a retomada do crescimento voltar?

Reflita sobre as dicas abaixo, entre em ação e fortaleça sua empresa e sua carreira nesses tempos de crise.

* Aceite que crises são permanentes. Só nos últimos anos, lembro do atentado terrorista aos EUA, crise na Argentina, efeito Lula pré-eleições, guerra do Iraque, pneumonia asiática, entre outros. O fato é que desde que o mundo é mundo nós estamos em crise. A crise já faz parte do seu dia-a-dia desde que você nasceu. A crise faz parte do cotidiano da humanidade. Caso você queira esperar a crise passar para voltar a crescer, investir em seu negócio, treinamento da equipe, ou na sua formação, é melhor esperar deitado… porque mesmo sentado a canseira vai ser grande. No seu planejamento espere cenários de crises, em maior ou menor escala, mas elas sempre existirão.

* Aproveite o momento para testar novas estratégias. Não será uma boa hora para buscar novas alternativas? Uma nova parceria, um lançamento de um produto de menor ou maior valor agregado? De realmente estabelecer uma relação de cumplicidade com seus fornecedores, funcionários e clientes? Dividir custos em comum com a concorrência? Repensar o negócio como um todo, desde sua missão, valores, relacionamentos, sua comunicação? O momento é difícil, mas é muito mais difícil para quem faz da inação sua melhor amiga.

* Capte novos clientes. Vá à luta. Tente ampliar sua lista de novos clientes. Fique de olho na concorrência, tente fazer algo diferente. Não siga a manada de olhos fechados porque o penhasco pode estar muito próximo. Novos clientes sempre existem, pode ser que hoje em menor escala, mas que existem, existem. Não deixe de investir em marketing, propaganda, talvez seja a hora de buscar alternativas a um menor custo, mas não deixe de investir, sua marca não pode cair no esquecimento. Qual é hoje a sua estratégia de captação? A equipe está bem treinada nesse quesito? Por que não exportar, buscar novos mercados internos, agregar algum serviço a nossa linha de produtos atual? Procure informações sobre novos mercados, pesquise na Internet, associações de classe, feiras e congressos, banco de negócios, temos muitas alternativas e fontes de informação. O melhor de tudo é que quando a crise passar a estratégia de sempre captar novos clientes já estará inserida na cultura de sua empresa.

* Invista em seus clientes atuais. Captar novos clientes é bom, mas melhor ainda é aumentar as vendas para os clientes atuais. Visite seus principais clientes, peça sugestões de melhoria, novas indicações, sugira ações de marketing em conjunto, procure custos e investimentos em comum para que possam ser divididos, pergunte como sua empresa pode ajudar. Lembre-se que muitas vezes é melhor perder um pouquinho agora do que muito depois. São nos piores momentos que descobrimos quem são nossos melhores parceiros. Leve sempre esse pensamento em conta ao visitar seu cliente. Aproveite o momento para fortalecer o relacionamento.

* Faça uma reflexão coletiva. Diminuição do ritmo de trabalho! Não fique de braços cruzados. Reúna toda a equipe para uma grande reflexão corporativa. Poucas vendas, pouca produção é problema de todos. Afinal, é seu emprego que está em jogo. Muitas boas idéias surgem em momentos como esse. Como ser diferente e ainda por cima eficiente, lucrativo? Talvez este seja o momento certo para muitas empresas colocar os chamados pingos no i´s. Redirecionar estratégias, repensar suas metas, ações. Desburocratizar processos, a comunicação, rever produtos e serviços e até mesmo clientes que agreguem valor ao negócio ou não. A empresa unida é muito mais forte. É mais fácil chegar ao destino final com todos remando na mesma direção.

Toda crise um dia passa. Não fica para todo o sempre. O ditado diz que após a tempestade sempre vem a bonança. Aceite a adversidade, não brigue com o momento, pense sim em como ficar mais fortalecido para que quando o mau tempo passar você possa buscar novos vôos, novas rotas, rumo à prosperidade.

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