Acelerando o seu metabolismo

O chamado ?metabolismo basal? é o processo em que os alimentos são transformados em energia no nosso organismo. A quantidade de energia utilizada pode ser medida pela quantidade de calor produzido pelo corpo. A energia basal é o nível mínimo de energia necessário para manter a temperatura normal do organismo. Por Elisabete Fernandes Almeida

O chamado ?metabolismo basal? é o processo em que os alimentos são transformados em energia no nosso organismo. A quantidade de energia utilizada pode ser medida pela quantidade de calor produzido pelo corpo. A energia basal é o nível mínimo de energia necessário para manter a temperatura normal do organismo.

Uma taxa metabólica reduzida pode levá-lo a ganhar peso com mais facilidade e tornar a perda de peso mais difícil. Isso não deve ser atribuído a um metabolismo lento por natureza, mas sim a uma massa muscular pequena. Quanto maior a proporção entre o tecido muscular e a gordura, mais rápido o metabolismo.

Veja como estimular seu metabolismo:

1. Pratique exercícios aeróbicos regularmente ? A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após exercícios aeróbicos.

2. Ganhe massa muscular ? O organismo gasta mais energia (queima mais calorias) para manter o músculo do que a gordura. Apesar do músculo ser mais pesado que a gordura, ele acelera o metabolismo, define o corpo e aumenta a força.

3. Evite dietas rígidas ? Quanto menor a ingestão calórica diária, menor a velocidade do seu metabolismo pois o organismo interpreta essa situação como ameaça. Reduza a ingestão diária no máximo até 500 calorias, perdendo cerca de 400 g por semana, de forma segura e a longo prazo.

4. Resista à síndrome do iô-iô ? A cada nova dieta o organismo torna-se mais eficiente na conservação de calorias. Por isso, mantenha uma alimentação saudável e balanceada por toda a vida.

5. Coma devagar ? Quanto mais rápido e mais calorias uma pessoa come, maior a liberação de insulina, que promove o armazenamento de gordura.

6. Tome café da manhã ? Pesquisas demonstraram que quem pula o café da manhã tem metabolismo mais lento.

7. Reduza as gorduras e aumente os carboidratos ? Uma dieta rica em gorduras estimula menos seu metabolismo. Pães integrais e cereais, verduras, frutas, batata e massas são melhores para estimulá-lo..

8. Mantenha-se em movimento ? Mantenha o corpo e a mente ativos e evite preencher o tempo com lanches desnecessários.

Frase: ?Devemos cultivar nossas qualidades, não nossas particularidades? ? Goethe

Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica, com especialização em Harvard em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, e diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina. E-mail [email protected] Extraído do Jornal Carreira & Sucesso ? www.catho.com.br.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima