Acontece nas linhas de frente e vocĂȘ nem fica sabendo

Quantas vezes, nestes Ășltimos meses, vocĂȘ deixou a sua sala de trabalho e foi Ă s linhas de frente visitar lojas, pontos de vendas ou acompanhar seus representantes nas visitas a compradores, para ver de perto como o seu pessoal vende os serviços e produtos da sua empresa? Quantas vezes, nestes Ășltimos meses, vocĂȘ deixou a sua sala de trabalho e foi Ă s linhas de frente visitar lojas, pontos de vendas ou acompanhar seus representantes nas visitas a compradores, para ver de perto como o seu pessoal vende os serviços e produtos da sua empresa? Ou procurou perceber no prĂłprio local de venda como os clientes compram ou deixam de comprar os seus produtos? Quantas vezes, durante o mĂȘs, vocĂȘ sai do seu gabinete e circula pela fĂĄbrica para verificar como estĂŁo as linhas de montagem e aproveitar para conversar com aqueles colaboradores que nĂŁo vĂȘ hĂĄ muito tempo? Pessoas que conhecem muito mais do que vocĂȘ e seus diretores, como fazer produtos. Ou vocĂȘ Ă© daqueles semi-deuses que estaciona o carro na vaga da empresa e corre para sua sala, nĂŁo se dando ao luxo de se misturar aos simples mortais? Daqueles que nĂŁo gostam mais do cheiro da graxa, nem da poeira, porque irĂŁo sujar o terno Armani e o sapato em cromo alemĂŁo? Conheci um velho militar que havia servido na ItĂĄlia junto com o Mal.

Castelo Branco. Ele me contou que, ao contrĂĄrio de outros graduados, o Mal. Castelo Branco era um dos poucos a ir nas trincheiras, conversar com os soldados. Verificava o estado da tropa, ajudava em alguma coisa e se colocava Ă  disposição. Os soldados o adoravam e, estavam dispostos a seguir sua liderança aonde fosse preciso. Outro militar, Alexandre Magno, misturava-se com seus guerreiros percorrendo as frentes de batalha e lutando junto com seus homens. E de cada incursĂŁo Ă s linhas de frente, vinha com novas idĂ©ias para suas estratĂ©gias. Pois Ă© lĂĄ que as coisas acontecem de fato. E olha que Alexandre Magno tinha um negĂłcio bem maior do que o seu. As linhas de frente, para uma empresa, sĂŁo o lugar onde as vendas acontecem. E se vocĂȘ nĂŁo estiver disposto a estar lĂĄ, observando, nĂŁo vai poder sentir o mercado na sua plenitude. Imagine o quanto poderĂĄ aprender sobre sua empresa se estiver disposto a visitar lojas, percorrer bairros, visitar clientes, conversar com vendedores, compradores e clientes.

O que estĂĄ acontecendo nas linhas de frente tem a ver com o seu trabalho, por isso, Ă© preciso manter presença, sempre. Visitar o campo de batalha Ă© a melhor forma de nĂŁo ser pego de surpresa, por negĂłcios que nĂŁo estĂŁo dando certo ou por açÔes da concorrĂȘncia. Se vocĂȘ trabalha com distribuição de gasolina, vĂĄ conversar com os frentistas dos postos. Se vocĂȘ vende produtos de beleza, vĂĄ conversar com cabeleireiros. Se o seu negĂłcio Ă© uma frota de caminhĂ”es, converse com seus motoristas. FicarĂĄ surpreso em descobrir o quanto eles sabem mais do que vocĂȘ sobre o seu negĂłcio.

O experiente Avelino Vieira, fundador do Bamerindus, quando ia visitar uma agĂȘncia no interior, viajava sem ninguĂ©m saber. Chegava na regiĂŁo, conversava com alguns clientes, auscultava sobre os negĂłcios, sobre o atendimento do seu banco, o trabalho da gerĂȘncia, e sĂł depois se apresentava na agĂȘncia. JĂĄ sabia tudo sobre todos e se alguma coisa estivesse errada, nĂŁo punia ninguĂ©m, sĂł orientava.

Ficar ligado nos relatórios ou nas pesquisas encomendadas é bom, mas só a presença física no local vai nos garantir enxergar o essencial. Mas para isto, além de percorrer as linhas de frente, é preciso ter olhos para ver, ouvidos para escutar e coração para sentir.

Fazer negĂłcios Ă© isto – humanos versus humanos. O resto Ă© puro plug-and-play.

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima