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Como se tornar um vendedor de alta performance?

As empresas querem e precisam de vendedores que tragam resultados todos os meses, vendedores de raça, vendedores pit bulls! Entretanto, para se tornar um vendedor pit bull, é preciso, primeiramente, eliminar as dúvidas, semear ideias e apresentar uma nova postura e ações inéditas para dar início a uma outra forma de trabalho.

 

Pense bem, o sucesso em vendas está disponível e tangível para todos nós, vendedores, porém a maioria se entrega ao suor, a transpiração, mas sem inspiração alguma, sem mencionar aqueles que se desmotivam por qualquer coisa ou na primeira demonstração de dificuldade. No entanto, não é por aí, temos sim de fazer o que deve ser feito, porém com sabedoria, conhecimento e balizamento das informações.

 

Não é novidade para você, leitor, que o processo de vendas é muito mais consequência que causa. Precisamos parar de confundir venda com leilão, em que um vendedor fica preso a ofertas e contraofertas sem construir valor. De nada adianta um gerente ficar implorando resultados, bolando aquelas campanhas promocionais em que um vendedor olha para o outro e diz: “Não adianta, ninguém vai ganhar isso”.

           

A verdade é que as empresas de sucesso são aquelas que possuem as melhores forças de vendas, e, infelizmente, muitos líderes ainda não estão preparados para estruturar uma equipe de vendas de alta performance, estabelecendo metas corretamente e melhorando os resultados. Mas, se você realmente acredita em sua profissão, deseja ter sucesso em vendas e está disposto a se tornar um vendedor pit bull, confira os nove pontos fundamentais que considero ser a coluna vertebral de um profissional de alto rendimento.

 

Os 9 segredos do vendedor pit bull:

 

  1. 1.    A anatomia do vendedor pit bull.
  2. 2.    Autogestão em vendas.
  3. 3.    Capacidade emocional.
  4. 4.    Gestão estratégica de vendas.
  5. 5.    Liderança em vendas.
  6. 6.    Negociação e fechamento de vendas.
  7. 7.    Planejamento e organização.
  8. 8.    Poder de comunicação.
  9. 9.    Psicologia e administração de vendas.

 

Em meu novo livro Como se tornar um vendedor pit bull, explico detalhadamente como utilizar cada um desses segredos e como eles irão ajudar você a se transformar em um vendedor de alta performance. Outro detalhe fundamental são as verdadeiras ações que distinguem aqueles que batem as metas e os que ficam “enchendo a cara” no bar e reclamando da vida. Acompanhe, a seguir, algumas dessas ações:

 

Desistir não existe em nosso vocabulário – É incrível o número de pessoas que desiste um pouco antes de obter sucesso. Elas acabam se cansando de tentar e renunciam a profissão. Os indivíduos, em geral, não falham, apenas param de tentar. A vida convida você o tempo todo a desistir, não dê ouvidos a ela, lute!

Ação – Nunca desista!

 

Eu garanto: você não conhece seus próprios limites – A única limitação que encontramos na vida é aquela que nós mesmos nos impomos.

Ação – Você pode fazer o que quiser, basta se dedicar.

 

Sozinho você não vai a lugar algum – Uma ótima forma de aprender e avançar em sua carreira é associando-se a pessoas que já chegaram aonde você quer chegar. Ter um líder, alguém que provoque inspiração, é uma forma inteligente e saudável de atingir seu objetivo.

Ação – Tenha referências.

 

Quem vive de justificativa é político – Pare de colocar a responsabilidade da sua felicidade, sucesso e falhas nas mãos de outras pessoas.

Ação – Não projete os seus erros nos outros. Viva de dentro para fora.

 

Agora, confira os principais erros dos vendedores comuns, aquelas mancadas que um profissional de vendas de alta performance jamais poderá cometer:

 

Pensar apenas em números – Os vendedores têm uma mania terrível de falar que vendas é um jogo de números. No entanto, o foco não deve ser nos números, e sim nas pessoas qualificadas para comprar seu produto ou serviço.

 

Foco no lugar errado – Existem cinco pontos-chave para onde você pode direcionar seu tempo e energia durante o processo de vendas:

 

  1. 1.   No produto ou serviço – O vendedor foca apenas no preço e nas características.
  2. 2.   Na transação – O profissional de vendas foca somente no processo, e não no comprador.
  3. 3.   Na solução – Nesse caso, o vendedor traz uma solução para um problema específico ou uma necessidade do consumidor.
  4. 4.   No relacionamento – Aqui, o vendedor está mais focado no cliente como um comprador de longo prazo.
  5. 5.   Na parceria – São poucos os profissionais que vendem a esse nível. Nesse ponto, se o cliente perde, o vendedor também perde de alguma forma.

 

Fazer com que as pessoas “gostem” de você – Uma das poucas coisas que não mudou ao longo do tempo é o fato de as pessoas comprarem de quem elas confiam. Então, pare de tentar fazer com que seus clientes gostem de você, faça com que eles confiem em você.

 

Abandonar os clientes – O fato de ter perdido uma venda hoje não significa que a tenha perdido para sempre. Você perdeu apenas a batalha, e não a guerra. Abandonar um consumidor antigo é pior que fechar os olhos quando um cachorro cai do caminhão de mudança.

 

A possibilidade de transformar um indivíduo medíocre em vitorioso não é uma tarefa impossível, pois, na verdade, o que há nas pessoas são bloqueios que as impedem de prosseguir no caminho que escolheram. É natural termos medo quando calculamos os riscos de uma nova ação ou de um investimento repentino, mas, se nosso medo for tão grande a ponto de nossas pernas tremerem, o suor e batimentos cardíacos prejudicarem nossa atuação, aí a coisa fica feia e vai tudo por água abaixo.

 

O meu livro Como se tornar um vendedor pit bull, além de tratar dos temas negociação e como conquistar, reter, potencializar e fidelizar clientes, traz ainda a questão da capacidade emocional dos vendedores, seus medos.

 

E aí, você está com medo de quê? Do sucesso? Seja um vendedor pit bull! Eu não tenho dúvidas de que essas ideias e dicas irão revolucionar sua cabeça e seu bolso. Acredite, você merece, você pode!

 

Para saber mais

Livro: Como se tornar um vendedor pit bull

Autor: Luis Paulo Luppa

Editora: Campus/Elsevier

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