Aprimore a administração do tempo praticada pela sua equipe de vendas e obtenha resultados mais positivos Um dos maiores empecilhos para aumentar os resultados dos vendedores é a falta de tempo para procurar novos clientes. E para aqueles que são focados em prospecção, o maior problema é não ter tempo para cuidar dos clientes que jÔ possuem. Por isso, muitas pessoas vivem buscando novas formas de administrar o tempo.
Ted Tate, renomado consultor em vendas norte-americano, sentia-se da mesma forma e pensou que se conseguisse administrar melhor seu tempo, retomaria o controle da sua vida, podendo voltar a fazer tudo o que queria. A grande surpresa Ć© que ele descobriu ser impossĆvel encontrar mais tempo. EntĆ£o, por dedução lógica, só temos uma solução: tomar decisƵes conscientes de como queremos investi-lo.
EstabeleƧa objetivos e prioridades
A boa administração do tempo dos vendedores (na verdade, de qualquer pessoa) começa com foco nos objetivos: o que o vendedor realmente tem de atingir. Isso significa colocÔ-los no papel, pois os que ficam na sua cabeça são somente sonhos ou ideais.
A, B e C
Ć preciso separar o que tem de ser feito (A) , o que deveria ser feito (B) e o que seria bom fazer (C). Nem tudo que realizamos Ć© igualmente importante, por exemplo: colocar gasolina no carro tem prioridade ?B?, a nĆ£o ser que o tanque jĆ” esteja na reserva ? aĆ, ela se transforma em ?A?.
De inĆcio, seus vendedores devem resolver a lista ?A?, esquecendo o restante. Somente depois de completĆ”-la Ć© que vocĆŖ olharĆ” para a ?B?. Muitas pessoas evitam a primeira lista, pois ela geralmente possui as atividades mais complexas e desagradĆ”veis. Assim, cria-se um cĆrculo vicioso ? as coisas ficam cada vez mais atrasadas, e quando nĆ£o tem mais jeito, o vendedor acaba fazendo correndo, o que Ć© quase sinĆ“nimo de ?malfeito?.
Tarefas inacabadas
Aplique a cultura da ?tarefa acabada?. Não deixe que nenhum vendedor comece algo antes de terminar o que estava fazendo. As tarefas inacabadas nos trazem dois grandes problemas: o primeiro é que aquilo fica no cérebro, ocupando espaço e nos deixando preocupados.
O segundo é que cada vez que voltamos a fazer uma tarefa, precisamos rever todo o processo feito anteriormente e, muitas vezes, não nos lembramos de onde paramos, o que mais precisa ser feito, etc. Dessa forma, gastamos muito mais tempo que se tivéssemos resolvido tudo no começo.
Realizar uma sƩrie de pequenas tarefas incompletas desperdiƧa desnecessariamente o tempo dos seus vendedores.
Trabalhar duro e obter resultados são duas coisas diferentes
HÔ alguns vendedores que acham que chegar às 7h30 e sair às 19h do escritório é suficiente para fazer um bom trabalho. Isso acaba gerando um desvio para o gerente que pode valorizar o tempo disponibilizado pelo vendedor em vez dos resultados gerados.
Conheci muitos que chegavam tarde, saĆam mais cedo e vendiam muito mais que os outros. NĆ£o estou dizendo que cumprir horĆ”rio nĆ£o Ć© fundamental, e sim que o mais importante sĆ£o as resoluƧƵes finais.
A tirania do urgente
Embora existam milhares de pequenas interrupções que podem roubar o tempo dos nossos vendedores, nenhuma tem realmente esse poder ? a não ser que eles deixem. Na maioria das vezes, os ?ladrões de tempo? podem ser colocados de lado até que a equipe termine a tarefa que estava fazendo.
Quando vocĆŖ perceber que seus vendedores estĆ£o sobrecarregados de interrupƧƵes, sente-se rapidamente com eles para lembrĆ”-los de focarem na lista ?A? de prioridades. TambĆ©m os lembre de que Ć© possĆvel dizer ?nĆ£o? para algumas coisas para que as importantes sejam feitas corretamente.
Não é uma tarefa fÔcil ajudar os vendedores a administrarem melhor o tempo, mas também não é algo que o gerente pode assistir de longe. Muitas pessoas ? e eu diria que a maioria dos vendedores ? precisam desse acompanhamento constante e de uma ajuda extra na hora de priorizar tarefas.
Os imprevistos sempre acontecem e tarefas de pouca importância passam a ter prioridade durante o dia, enquanto as atividades previamente acordadas ficam de lado.
Na administração eficiente do tempo, é preciso ter prioridade com flexibilidade e principalmente disciplina. Só assim os resultados da sua equipe aumentarão de forma consistente todos os meses.
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