AdministraĆ§Ć£o do tempo para vendedores

Aprimore a administraĆ§Ć£o do tempo praticada pela sua equipe de vendas e obtenha resultados mais positivos Um dos maiores empecilhos para aumentar os resultados dos vendedores Ć© a falta de tempo para procurar novos clientes. E para aqueles que sĆ£o focados em prospecĆ§Ć£o, o maior problema Ć© nĆ£o ter tempo para cuidar dos clientes que jĆ” possuem. Por isso, muitas pessoas vivem buscando novas formas de administrar o tempo.

Ted Tate, renomado consultor em vendas norte-americano, sentia-se da mesma forma e pensou que se conseguisse administrar melhor seu tempo, retomaria o controle da sua vida, podendo voltar a fazer tudo o que queria. A grande surpresa Ć© que ele descobriu ser impossĆ­vel encontrar mais tempo. EntĆ£o, por deduĆ§Ć£o lĆ³gica, sĆ³ temos uma soluĆ§Ć£o: tomar decisƵes conscientes de como queremos investi-lo.

EstabeleƧa objetivos e prioridades

A boa administraĆ§Ć£o do tempo dos vendedores (na verdade, de qualquer pessoa) comeƧa com foco nos objetivos: o que o vendedor realmente tem de atingir. Isso significa colocĆ”-los no papel, pois os que ficam na sua cabeƧa sĆ£o somente sonhos ou ideais.

A, B e C

Ɖ preciso separar o que tem de ser feito (A) , o que deveria ser feito (B) e o que seria bom fazer (C). Nem tudo que realizamos Ć© igualmente importante, por exemplo: colocar gasolina no carro tem prioridade ?B?, a nĆ£o ser que o tanque jĆ” esteja na reserva ? aĆ­, ela se transforma em ?A?.

De inĆ­cio, seus vendedores devem resolver a lista ?A?, esquecendo o restante. Somente depois de completĆ”-la Ć© que vocĆŖ olharĆ” para a ?B?. Muitas pessoas evitam a primeira lista, pois ela geralmente possui as atividades mais complexas e desagradĆ”veis. Assim, cria-se um cĆ­rculo vicioso ? as coisas ficam cada vez mais atrasadas, e quando nĆ£o tem mais jeito, o vendedor acaba fazendo correndo, o que Ć© quase sinĆ“nimo de ?malfeito?.

Tarefas inacabadas

Aplique a cultura da ?tarefa acabada?. NĆ£o deixe que nenhum vendedor comece algo antes de terminar o que estava fazendo. As tarefas inacabadas nos trazem dois grandes problemas: o primeiro Ć© que aquilo fica no cĆ©rebro, ocupando espaƧo e nos deixando preocupados.

O segundo Ć© que cada vez que voltamos a fazer uma tarefa, precisamos rever todo o processo feito anteriormente e, muitas vezes, nĆ£o nos lembramos de onde paramos, o que mais precisa ser feito, etc. Dessa forma, gastamos muito mais tempo que se tivĆ©ssemos resolvido tudo no comeƧo.

Realizar uma sƩrie de pequenas tarefas incompletas desperdiƧa desnecessariamente o tempo dos seus vendedores.

Trabalhar duro e obter resultados sĆ£o duas coisas diferentes

HĆ” alguns vendedores que acham que chegar Ć s 7h30 e sair Ć s 19h do escritĆ³rio Ć© suficiente para fazer um bom trabalho. Isso acaba gerando um desvio para o gerente que pode valorizar o tempo disponibilizado pelo vendedor em vez dos resultados gerados.

Conheci muitos que chegavam tarde, saĆ­am mais cedo e vendiam muito mais que os outros. NĆ£o estou dizendo que cumprir horĆ”rio nĆ£o Ć© fundamental, e sim que o mais importante sĆ£o as resoluƧƵes finais.

A tirania do urgente

Embora existam milhares de pequenas interrupƧƵes que podem roubar o tempo dos nossos vendedores, nenhuma tem realmente esse poder ? a nĆ£o ser que eles deixem. Na maioria das vezes, os ?ladrƵes de tempo? podem ser colocados de lado atĆ© que a equipe termine a tarefa que estava fazendo.

Quando vocĆŖ perceber que seus vendedores estĆ£o sobrecarregados de interrupƧƵes, sente-se rapidamente com eles para lembrĆ”-los de focarem na lista ?A? de prioridades. TambĆ©m os lembre de que Ć© possĆ­vel dizer ?nĆ£o? para algumas coisas para que as importantes sejam feitas corretamente.

NĆ£o Ć© uma tarefa fĆ”cil ajudar os vendedores a administrarem melhor o tempo, mas tambĆ©m nĆ£o Ć© algo que o gerente pode assistir de longe. Muitas pessoas ? e eu diria que a maioria dos vendedores ? precisam desse acompanhamento constante e de uma ajuda extra na hora de priorizar tarefas.

Os imprevistos sempre acontecem e tarefas de pouca importĆ¢ncia passam a ter prioridade durante o dia, enquanto as atividades previamente acordadas ficam de lado.

Na administraĆ§Ć£o eficiente do tempo, Ć© preciso ter prioridade com flexibilidade e principalmente disciplina. SĆ³ assim os resultados da sua equipe aumentarĆ£o de forma consistente todos os meses.

O texto completo Ć© exclusivo para os assinantes da GestĆ£o em Vendas. Se vocĆŖ ainda nĆ£o tem a assinatura, poderĆ” fazĆŖ-la atravĆ©s do site: www.gestaoemvendas.com.br e comeƧar a receber, jĆ” na prĆ³xima semana, as ediƧƵes completas.

ConteĆŗdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima