Administrando CompetĂȘncias

Conhecimento tĂ©cnico, raciocĂ­nio lĂłgico, saber outros idiomas e capacidades intelectuais jĂĄ nĂŁo sĂŁo, por si sĂłs, fatores que determinarĂŁo o sucesso profissional do Administrador. É necessĂĄrio o desenvolvimento, tambĂ©m e principalmente, de outras competĂȘncias ? as CompetĂȘncias Emocionais. Estamos vivenciando no mundo empresarial um cenĂĄrio de extremas mudanças e transformaçÔes altamente velozes. Empresas que ontem eram lĂ­deres hoje lutam para se manterem vivas no mercado Algumas marcas antes aparentemente fortes como fortalezas se tornam mais frĂĄgeis que barracos e logo sĂŁo destruĂ­das e substituĂ­das por outras, atĂ© paĂ­ses estĂŁo entrando em falĂȘncia.

Diante desta realidade o profissional de Administração tem um papel muito importante, cabe a ele desenvolver competĂȘncias para enfrentar e superar essas mudanças. Conhecimento tĂ©cnico, raciocĂ­nio lĂłgico, saber outros idiomas e capacidades intelectuais jĂĄ nĂŁo sĂŁo, por si sĂłs, fatores que determinarĂŁo o sucesso profissional do Administrador. É necessĂĄrio o desenvolvimento, tambĂ©m e principalmente, de outras competĂȘncias ? as CompetĂȘncias Emocionais.

Ter competĂȘncia emocional significa possuir capacidades adquiridas, baseadas na inteligĂȘncia emocional, resultando em um desempenho destacado no trabalho. AtravĂ©s da inteligĂȘncia emocional criamos alicerces para construir e aprender habilidades prĂĄticas e de relacionamentos entre pessoas, entre outras.

O Administrador precisa acordar para a importùncia das emoçÔes no processo decisório, no planejamento estratégico e no desenvolvimento de pessoas da organização, pois o sucesso de qualquer estratégia competitiva vai depender de como a organização valoriza essas questÔes e qualquer que seja o projeto de crescimento de uma organização, esse de nada servirå se não vier antecedido de um bom programa de desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

JĂĄ estĂĄ mais do que evidente que Administradores, EmpresĂĄrios e profissionais que possuem um alto domĂ­nio das suas competĂȘncias emocionais, aliados a bons conhecimentos tĂ©cnicos e intelectuais, sĂŁo detentores de uma imensa vantagem em relação aos que nĂŁo possuem – ou possuem com deficiĂȘncia – , seja relativo ao sucesso profissional ou ao sucesso pessoal, ou seja, equilĂ­brio familiar, gerenciamento do estresse e melhor qualidade de vida.

Não se pode esperar o sucesso de alguma estratégia organizacional, se essa não priorizar o maior e mais valioso capital da empresa ? o capital humano.

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