Agilidade na comunicação X competitividade

Num mundo cada vez mais competitivo e acelerado, em que pesa a satisfação do cliente, a evolução da tecnologia visa a redução de custos e a agilização da comunicação corporativa. Atualmente a economia depende, em grande parte, da transmissão de dados, voz e multimídia via redes de telecomunicações. Na verdade, a agilidade ou não no recebimento de informações pode determinar se as ações de uma empresa, frente às demandas, serão proativas ou reativas. Nesse contexto, é vital para qualquer corporação, de qualquer porte, manter suas linhas abertas e, com isso, garantir o envio e o recebimento da informação, no momento certo, para seus diversos públicos como a força de vendas, executivos em trânsito, clientes e parceiros, entre outros.

Neste sentido, a evolução do SMS (as mensagens curtas de texto, para celulares), que ocorreu a partir do desenvolvimento de plataformas inteligentes de transmissão de dados e, mais recentemente do MMS (mensagens multimídia que incluem imagens e até vídeos), propiciou ao mercado um poderoso aliado frente à necessidade, sempre crescente, de agilidade na comunicação.

É importante ressaltar que as tecnologias de transmissão de mensagens por telefonia celular vêm ganhando terreno no mundo corporativo, já que garantem o recebimento da informação, que ocorre praticamente em tempo real e ainda monitoram, reenviam SMSs ou MMSs em caso de falhas e asseguram redução de custos com telefonia. Assim, corporações de todos os segmentos, inclusive de entretenimento como televisões e rádios, dispõem de um meio eficiente e direto de contato, automático, com os diversos públicos com quem interagem. E, o que é melhor, com um custo muitas vezes menor.

De fato, o gasto com telefonia pelas corporações para contatar seus colaboradores, clientes e parceiros é enorme. Principalmente porque o celular é, sem dúvida, o meio mais eficiente de contato direto com o usuário. Temos presenciado um aumento espantoso da penetração dos aparelhos móveis em todas as camadas da população, o que o transformou numa ferramenta com alto valor agregado e precisão cirúrgica para comunicação. Porém, como se sabe, as ligações para esses aparelhos são caras e, normalmente, perde-se tempo com cortesias, o que alonga a conversa e, com ela, os gastos com chamadas telefônicas. E aí lá se foi a estratégia de otimização do tempo e redução de custos.

Todavia, a evolução tecnológica da transmissão de dados por telefonia celular avançou significativamente nos últimos anos. Para se ter uma idéia, no Brasil, há integradoras com tecnologia para transmitir textos, tabelas, gráficos, imagens e até vídeo. Além disso, contam com capilaridade, que provê cobertura de todo o território nacional. Assim, automaticamente, é possível enviar mensagens SMS com avisos, recados ou informações como ?ligue para o cliente tal? ou ?envie contrato urgente para empresa tal?.

Essas plataformas permitem também integração com inúmeros sistemas corporativos como ERP e e-mails, o que viabiliza a notificação ou alerta enviada automaticamente e recebida na telinha do celular, sempre que chegam mensagens de e-mail marcadas como urgentes.

Essa evolução tecnológica permite trocar dados entre aplicações corporativas e celulares, o que, juntamente com a inclusão de imagens seqüenciais e vídeo, suprem uma demanda latente do mercado, principalmente dos setores de entretenimento e financeiro.

Por outro lado, além do crescimento do número de pessoas com celular no País, verifica-se uma clara tendência da convergência de diversas ferramentas para o aparelho, na medida em que sua função transcendeu o falar, concentrando várias outras funções como tirar fotos, acessar a Internet, participar de chats, receber notícias. No Japão, o avanço foi ainda maior. Já incluiu recursos que o tornam cartão de crédito e chave.

E as aplicações do SMS (mensagens curtas de texto) não param por aí. Instituições financeiras como bancos e administradores de cartão de crédito, usam essa tecnologia como uma ferramenta diferenciada no combate às fraudes. Assim, quando uma compra é efetuada no cartão ou há um saque na conta corrente, o sistema envia, automaticamente, alertas para o celular do titular do cartão ou da conta, minimizando os transtornos do uso ilegítimo para os usuários e dos prejuízos para as instituições financeiras.

As empresas de entretenimento também estão aderindo rapidamente ao novo modelo e utilizam o SMS e o MMS como canal de interatividade, além de incorporar serviços como envio de notícias, mediante anuência do usuário, chats, quiz, entre outros.

Num mundo cada vez mais competitivo e acelerado, em que pesa a satisfação do cliente, nota-se claramente que a evolução da tecnologia na área de telecomunicações visa a redução de custos e a agilização da comunicação corporativa. Atualmente, as soluções de VoIP ou voz sobre Internet Protocol, sistemas de transferência baseados em Internet e a transmissão de dados por telefonia celular, por exemplo, cumprem exatamente esses requisitos.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima