Agradeça e venda

Quer vender mais, fazer com que as pessoas o notem e o tenham em mais alta conta? É só fazer o que a sua mãe lhe disse tantas vezes: diga ?obrigado? Tem coisa melhor do que receber um agradecimento sincero por seus esforços? Abrimos aquele largo sorriso, ficamos de bem com a vida por algumas horas.
Agora, quantas vezes você agradece alguém durante um dia de trabalho? Quantas vezes você mostra sua apreciação a um colega ou cliente?

Benefícios ? Alguém já disse que o contrário do amor não é o ódio, mas o descaso. Passar por uma pessoa da mesma maneira como se passa por uma peça de mobília. E quantas vezes fazemos isso por dia E, ao contrário, mostrar que você se importa com a outra pessoa é a maneira mais rápida de levantar o moral de um ambiente ? e o melhor é que funciona para as duas pontas. Ou vai dizer que você nunca sentiu uma satisfaçãozinha ao agradecer alguém?

Bem utilizado, o elogio também aumenta a auto-estima de todos os envolvidos, criando uma atmosfera melhor para trabalhar e negociar.

Vamos imaginar uma loja com dois vendedores, Cristófaro e Espafregunda. Ambos fazem o mesmo bom serviço, atendem bem o cliente, sorriem, respondem objeções com maestria. Um dia, o gerente vê a dona Espafregunda atendendo muito bem uma cliente, e a elogia. Não é que ela tenha feito nada que o Cris não faça, mas é que calhou de o gerente ver e elogiar. O que você acha que acontece no dia seguinte? Exatamente. A dona Espafregunda continua atendendo a todos com maestria, talvez até um pouco mais contente, enquanto o seu Cristófaro sente-se um pouquinho murcho. Talvez essa diferença mínima de humor resulte em uma pequena diferença no final do dia, com dona Espafre (eu devia ter batizado os vendedores de Ana e Zé ? agora é tarde) fechando duas ou três vendas a mais. O gerente vê aquilo e elogia a Espafregunda, criando uma situação que não pode acabar bem para a empresa.

Seria melhor se o gerente não elogiasse nenhum dos dois? Lógico que não, isso faria com que ambos fossem descuidando do atendimento aos poucos ? afinal, parece que ninguém se importa, não é?

Por isso, a chave é usar bem o elogio, para que ele lhe traga apenas benefícios, e crie um círculo virtuoso de mais vendas. É o que aconteceria se o gerente do exemplo elogiasse os dois vendedores.

Algumas dicas para você vender mais elogiando:
1. Quando algum cliente ou conhecido lhe indicar um possível cliente, mande-lhe uma nota agradecendo, ou ligue informando como está a negociação e dizendo um ?obrigado? sincero.
2. Se algum funcionário da sua empresa fizer um bom trabalho, mesmo que não esteja ligado à sua área, mande uma nota ao superior dele dizendo o que foi feito e como você ficou feliz com o esforço daquela pessoa.
3. Acima de tudo, seja sincero. Elogiar só por elogiar soa falso e pode fazer com que você perca uma venda. Só diga ?obrigado? quando você sentir mesmo que quer fazê-lo.
4. Mantenha os olhos abertos para o que as pessoas estão fazendo. Você irá encontrar muitas ações dignas de agradecimento. Treine-se para enxergar o que há de bom no mundo, reconheça isso. Quanto mais o fizer, mais você receberá em troca.
5. Você pode se beneficiar em outros campos de sua vida, também. Se você for muito bem atendido em um restaurante, por exemplo, agradeça o garçom. Da próxima vez que você voltar ao restaurante, o serviço será ainda melhor.

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