Além da excelência no atendimento, como garantir e ampliar seu lucro?

Saiba o que é preciso fazer para tornar o seu atendimento excelente e aumentar suas vendas. Vivemos em um mundo de grandes, profundas e rápidas mudanças, entretanto parece que muita gente não percebe isso. Vive como se nada tivesse mudado e é aí que mora o perigo. Mudanças sempre existiram, até aqui nada novo. Como já dizia o filósofo Heráclito, há centenas de anos tudo flui, tudo muda. Mas onde está a diferença? Que mudança é essa que vivemos hoje?

A diferença está justamente na velocidade e na intensidade com que estão ocorrendo as mudanças. Antigamente, um empresário abria um negócio, organizava-o, desenvolvia um know-how e pronto. A partir daí era só contar os cifrões e o lucro estava garantido. Atualmente, nada é garantido. A concorrência aparece de uma hora para outra, sem dar aviso prévio e, muitas vezes, ?quebra? de repente quem já estava estabelecido.

Portanto, é preciso ficar de olhos bem abertos. Mais que isso, é preciso movimentar-se no sentido de garantir a preferência da clientela. Entre vários aspectos estratégicos para, não só manter-se, mas principalmente, prosperar nos negócios, destaca-se a capacidade da empresa e do profissional em atender e se relacionar com os clientes.

Utilizando analogias com o mundo animal, passaremos a descrever as principais possibilidades ou nível de atendimento e relacionamento que uma empresa/profissional pode oferecer ao cliente.

1. Atendimento ?gato do mato?
Os vendedores se comportam como verdadeiros ?bichos do mato?, ou melhor, como aves de rapina. Destroem e liquidam qualquer possibilidade de relacionamento. Os clientes jamais voltam, pois além de serem mal atendidos, sentem-se enganados, usurpados. Essa empresa e seus profissionais não têm nenhum compromisso com o cliente. Além de terem um péssimo atendimento, a relação é eminentemente predatória. Essa empresa, se ainda não quebrou, está caminhando a passos largos nessa direção.

2. Atendimento ?gato manhoso?
A empresa presta um bom atendimento, mas a preguiça impera. É lenta, desorganizada, incapaz de cultivar um relacionamento com a clientela, uma vez que é desestruturada e desorganizada, incapaz de ter um cadastro de clientes por mais rudimentar que seja. Ela só tem uma preocupação: vender naquele momento. E depois, fica rezando para que o cliente lembre que a empresa exista e volte para comprar mais. Em um mercado de economia crescentemente competitiva, no qual a cada dia aparecem novas empresas, atender bem já não é mais suficiente, é preciso muito mais.

3. Atendimento ?cão de estimação?
Nessa relação empresa-cliente, busca-se, antes de mais nada, a fidelidade do cliente. Para isso, é necessário, além de atender bem, prestar serviços impecáveis e cultivar um fantástico relacionamento com o cliente, fazendo com que ele volte sempre e traga outros com ele.

Cliente encantado é o melhor vendedor do mundo
Aqui está o ?pulo do gato? para ser bem-sucedido nos negócios de hoje. Cada vez que o cliente vai a nossa loja precisamos mostrar-lhe que nós somos a melhor alternativa. Na verdade, é preciso fazer de cada cliente um fã, pois só assim ele passará a ser um verdadeiro vendedor do nosso trabalho e da imagem de nossa loja. Afinal, como conseguir isso?

Seguem considerações sobre três aspectos vitais para que sejamos bem-sucedidos nessa missão:

  • Ter verdadeiro interesse no sucesso do cliente, ou seja, o produto, serviço que eu vendo ou faço deve ter como preocupação principal atender aos reais interesses e/ou necessidades do meu cliente e não as minhas. Temos de entender definitivamente que a medida do meu sucesso passou a ser a do sucesso do meu cliente.
  • Ser consultor. Precisamos entender do negócio, conhecer os produtos. Acabou a fase do vendedor ?tirador de pedidos?. Ninguém tem mais paciência para ser atendido por alguém que não conhece o que vende.
  • Relacionar-se. Para tal, identifique seus principais clientes, no mínimo os 20% mais lucrativos, e desenvolva com eles um excelente relacionamento. Exerça ao máximo sua criatividade para encantá-lo.

Vida longa para os que enxergam além, que atendem, prestam um excelente serviço e cultivam um longo relacionamento com o cliente.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima