Saiba o que é preciso fazer para tornar o seu atendimento excelente e aumentar suas vendas. Vivemos em um mundo de grandes, profundas e rápidas mudanças, entretanto parece que muita gente não percebe isso. Vive como se nada tivesse mudado e é aí que mora o perigo. Mudanças sempre existiram, até aqui nada novo. Como já dizia o filósofo Heráclito, há centenas de anos tudo flui, tudo muda. Mas onde está a diferença? Que mudança é essa que vivemos hoje?
A diferença está justamente na velocidade e na intensidade com que estão ocorrendo as mudanças. Antigamente, um empresário abria um negócio, organizava-o, desenvolvia um know-how e pronto. A partir daí era só contar os cifrões e o lucro estava garantido. Atualmente, nada é garantido. A concorrência aparece de uma hora para outra, sem dar aviso prévio e, muitas vezes, ?quebra? de repente quem já estava estabelecido.
Portanto, é preciso ficar de olhos bem abertos. Mais que isso, é preciso movimentar-se no sentido de garantir a preferência da clientela. Entre vários aspectos estratégicos para, não só manter-se, mas principalmente, prosperar nos negócios, destaca-se a capacidade da empresa e do profissional em atender e se relacionar com os clientes.
Utilizando analogias com o mundo animal, passaremos a descrever as principais possibilidades ou nível de atendimento e relacionamento que uma empresa/profissional pode oferecer ao cliente.
1. Atendimento ?gato do mato?
Os vendedores se comportam como verdadeiros ?bichos do mato?, ou melhor, como aves de rapina. Destroem e liquidam qualquer possibilidade de relacionamento. Os clientes jamais voltam, pois além de serem mal atendidos, sentem-se enganados, usurpados. Essa empresa e seus profissionais não têm nenhum compromisso com o cliente. Além de terem um péssimo atendimento, a relação é eminentemente predatória. Essa empresa, se ainda não quebrou, está caminhando a passos largos nessa direção.
2. Atendimento ?gato manhoso?
A empresa presta um bom atendimento, mas a preguiça impera. É lenta, desorganizada, incapaz de cultivar um relacionamento com a clientela, uma vez que é desestruturada e desorganizada, incapaz de ter um cadastro de clientes por mais rudimentar que seja. Ela só tem uma preocupação: vender naquele momento. E depois, fica rezando para que o cliente lembre que a empresa exista e volte para comprar mais. Em um mercado de economia crescentemente competitiva, no qual a cada dia aparecem novas empresas, atender bem já não é mais suficiente, é preciso muito mais.
3. Atendimento ?cão de estimação?
Nessa relação empresa-cliente, busca-se, antes de mais nada, a fidelidade do cliente. Para isso, é necessário, além de atender bem, prestar serviços impecáveis e cultivar um fantástico relacionamento com o cliente, fazendo com que ele volte sempre e traga outros com ele.
Cliente encantado é o melhor vendedor do mundo
Aqui está o ?pulo do gato? para ser bem-sucedido nos negócios de hoje. Cada vez que o cliente vai a nossa loja precisamos mostrar-lhe que nós somos a melhor alternativa. Na verdade, é preciso fazer de cada cliente um fã, pois só assim ele passará a ser um verdadeiro vendedor do nosso trabalho e da imagem de nossa loja. Afinal, como conseguir isso?
Seguem considerações sobre três aspectos vitais para que sejamos bem-sucedidos nessa missão:
- Ter verdadeiro interesse no sucesso do cliente, ou seja, o produto, serviço que eu vendo ou faço deve ter como preocupação principal atender aos reais interesses e/ou necessidades do meu cliente e não as minhas. Temos de entender definitivamente que a medida do meu sucesso passou a ser a do sucesso do meu cliente.
- Ser consultor. Precisamos entender do negócio, conhecer os produtos. Acabou a fase do vendedor ?tirador de pedidos?. Ninguém tem mais paciência para ser atendido por alguém que não conhece o que vende.
- Relacionar-se. Para tal, identifique seus principais clientes, no mínimo os 20% mais lucrativos, e desenvolva com eles um excelente relacionamento. Exerça ao máximo sua criatividade para encantá-lo.
Vida longa para os que enxergam além, que atendem, prestam um excelente serviço e cultivam um longo relacionamento com o cliente.