AlĂ©m da excelĂȘncia no atendimento, como garantir e ampliar seu lucro?

Saiba o que é preciso fazer para tornar o seu atendimento excelente e aumentar suas vendas. Vivemos em um mundo de grandes, profundas e råpidas mudanças, entretanto parece que muita gente não percebe isso. Vive como se nada tivesse mudado e é aí que mora o perigo. Mudanças sempre existiram, até aqui nada novo. Como jå dizia o filósofo Heråclito, hå centenas de anos tudo flui, tudo muda. Mas onde estå a diferença? Que mudança é essa que vivemos hoje?

A diferença estĂĄ justamente na velocidade e na intensidade com que estĂŁo ocorrendo as mudanças. Antigamente, um empresĂĄrio abria um negĂłcio, organizava-o, desenvolvia um know-how e pronto. A partir daĂ­ era sĂł contar os cifrĂ”es e o lucro estava garantido. Atualmente, nada Ă© garantido. A concorrĂȘncia aparece de uma hora para outra, sem dar aviso prĂ©vio e, muitas vezes, ?quebra? de repente quem jĂĄ estava estabelecido.

Portanto, Ă© preciso ficar de olhos bem abertos. Mais que isso, Ă© preciso movimentar-se no sentido de garantir a preferĂȘncia da clientela. Entre vĂĄrios aspectos estratĂ©gicos para, nĂŁo sĂł manter-se, mas principalmente, prosperar nos negĂłcios, destaca-se a capacidade da empresa e do profissional em atender e se relacionar com os clientes.

Utilizando analogias com o mundo animal, passaremos a descrever as principais possibilidades ou nĂ­vel de atendimento e relacionamento que uma empresa/profissional pode oferecer ao cliente.

1. Atendimento ?gato do mato?
Os vendedores se comportam como verdadeiros ?bichos do mato?, ou melhor, como aves de rapina. Destroem e liquidam qualquer possibilidade de relacionamento. Os clientes jamais voltam, pois alĂ©m de serem mal atendidos, sentem-se enganados, usurpados. Essa empresa e seus profissionais nĂŁo tĂȘm nenhum compromisso com o cliente. AlĂ©m de terem um pĂ©ssimo atendimento, a relação Ă© eminentemente predatĂłria. Essa empresa, se ainda nĂŁo quebrou, estĂĄ caminhando a passos largos nessa direção.

2. Atendimento ?gato manhoso?
A empresa presta um bom atendimento, mas a preguiça impera. É lenta, desorganizada, incapaz de cultivar um relacionamento com a clientela, uma vez que Ă© desestruturada e desorganizada, incapaz de ter um cadastro de clientes por mais rudimentar que seja. Ela sĂł tem uma preocupação: vender naquele momento. E depois, fica rezando para que o cliente lembre que a empresa exista e volte para comprar mais. Em um mercado de economia crescentemente competitiva, no qual a cada dia aparecem novas empresas, atender bem jĂĄ nĂŁo Ă© mais suficiente, Ă© preciso muito mais.

3. Atendimento ?cão de estimação?
Nessa relação empresa-cliente, busca-se, antes de mais nada, a fidelidade do cliente. Para isso, é necessårio, além de atender bem, prestar serviços impecåveis e cultivar um fantåstico relacionamento com o cliente, fazendo com que ele volte sempre e traga outros com ele.

Cliente encantado Ă© o melhor vendedor do mundo
Aqui estĂĄ o ?pulo do gato? para ser bem-sucedido nos negĂłcios de hoje. Cada vez que o cliente vai a nossa loja precisamos mostrar-lhe que nĂłs somos a melhor alternativa. Na verdade, Ă© preciso fazer de cada cliente um fĂŁ, pois sĂł assim ele passarĂĄ a ser um verdadeiro vendedor do nosso trabalho e da imagem de nossa loja. Afinal, como conseguir isso?

Seguem consideraçÔes sobre trĂȘs aspectos vitais para que sejamos bem-sucedidos nessa missĂŁo:

  • Ter verdadeiro interesse no sucesso do cliente, ou seja, o produto, serviço que eu vendo ou faço deve ter como preocupação principal atender aos reais interesses e/ou necessidades do meu cliente e nĂŁo as minhas. Temos de entender definitivamente que a medida do meu sucesso passou a ser a do sucesso do meu cliente.
  • Ser consultor. Precisamos entender do negĂłcio, conhecer os produtos. Acabou a fase do vendedor ?tirador de pedidos?. NinguĂ©m tem mais paciĂȘncia para ser atendido por alguĂ©m que nĂŁo conhece o que vende.
  • Relacionar-se. Para tal, identifique seus principais clientes, no mĂ­nimo os 20% mais lucrativos, e desenvolva com eles um excelente relacionamento. Exerça ao mĂĄximo sua criatividade para encantĂĄ-lo.

Vida longa para os que enxergam além, que atendem, prestam um excelente serviço e cultivam um longo relacionamento com o cliente.

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