Alice Ferreira – A rainha do gado

Alice levava uma vida essencialmente urbana, até que o sogro faleceu e deixou como herança uma fazenda em Indaiatuba, SP. ?Sou deste chão, onde o rei é peão, com o laço na mão, laça, fere, marca…? Opa! Há algo que não pode ser generalizado nessa música, que embalou uma novela das oito. Talvez a idéia de que elegância e salto alto estejam distantes da criação de gado. A prova de que isso não é verdade é a paulistana Alice Ferreira, pioneira em uma atividade que, até hoje, é predominantemente masculina.

Alice levava uma vida essencialmente urbana, até que o sogro faleceu e deixou como herança uma fazenda em Indaiatuba, SP. Ainda que não tivesse fins comerciais, a propriedade contava com 300 cabeças de gado, que seu marido pensou em vender e ela não deixou. ?Lá havia plantações e algumas cabeças de gado. Decidi, então, fazer da fazenda um empreendimento lucrativo. Me apaixonei pela atividade e, hoje, a exerço com muito prazer.?

Decidida, Alice começou a procurar criadores, assistir palestras sobre o assunto e freqüentar exposições. Com o passar do tempo, decidiu se concentrar no ramo da genética, trabalhando com a venda de animais, sêmen e embriões de alta qualidade. Hoje, sua fazenda conta com dez mil cabeças de gado, sendo vendidos três mil animais por ano. No ano passado, Alice foi eleita presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a primeira mulher a chegar ao cargo, em 50 anos da entidade. Ao contrário do que possa parecer, ela não acredita que quebrar tabus seja uma constante em sua carreira como pecuarista. ?Posso afirmar que sigo o mesmo caminho de várias mulheres que conseguem se destacar em seus respectivos segmentos.?

Apesar de não se considerar uma supervendedora, e sim uma profissional dedicada ao que faz, Alice aponta as principais características de um vendedor de sucesso. ?Qualquer negociador deve ter entusiasmo, dedicação e perseverança. É preciso ter iniciativa, capacidade de reconhecer, assumir riscos e visão geral do negócio. Há sempre boas oportunidades de negócios no mercado, e o vendedor eficiente sabe perceber isso.?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima