Em abril, escrevi um artigo para a coluna Gestão em Vendas sobre o livro Results, de Pasternak e Neilson, que deu bastante o que falar entre meus assinantes. Em abril, escrevi um artigo para a coluna Gestão em Vendas sobre o livro Results, de Pasternak e Neilson, que deu bastante o que falar entre meus assinantes. Vários enviaram mensagens perguntando basicamente o mesmo ? como alinhar a remuneração dos vendedores com outra coisa que não seja faturamento?
Em Results, os autores defendem que precisa existir um alinhamento entre os quatro grandes blocos de DNA da empresa: estrutura/organograma, direitos de decisão, fatores motivacionais e cadeia de informação.
Exemplo claro de desalinhamento: empresas que dizem à força de vendas que é preciso atender bem o cliente, mas só remuneram seus vendedores por faturamento ou volume (x% de comissão por venda). O que essas empresas estão motivando e estimulando, exatamente? Qualidade na venda ou quantidade de venda? A resposta é óbvia ? vendedor que é vendedor vai atrás da comissão, não do blablablá.
Jim Collins, nos livros Good to Great e Feitas para Durar, fala a respeito do assunto em alguns capĂtulos ? sobre como as empresas vencedoras definem mĂ©tricas diferentes para determinar o que Ă© sucesso. Depois, remuneram suas equipes de acordo com essas mĂ©tricas. Frederick Reichheld, considerado por muitos o papa da fidelização de clientes (ele prefere o termo lealdade) tambĂ©m mostra diferentes casos em que as empresas remuneram por lealdade de cliente ? nĂŁo apenas pela sua conquista.
O que eu, pessoalmente, tenho defendido Ă© o uso de um scorecard, com as variáveis que o vendedor tem de atingir alĂ©m das metas normais. Seja qual for a sua preferĂŞncia, a questĂŁo toda Ă© de alinhamento. VocĂŞ precisa definir como sua empresa ganha dinheiro, o que Ă© lucro e como acontece (acredite ? Ă© mais difĂcil do que parece: pergunte para cinco pessoas na sua empresa e analise as respostas). Depois de ter definido isso, o certo seria remunerar seus vendedores de acordo com esses padrões.
Ou seja, Ă© um exercĂcio de trás para frente. Se vocĂŞ remunerar por volume, os vendedores nĂŁo prestarĂŁo muita atenção Ă qualidade da venda. Por mais que vocĂŞ fale, repita, treine, etc., eles farĂŁo o que dá dinheiro. Esse Ă© o verdadeiro incentivo. E se trazer um novo cliente para empresa dá dinheiro, mesmo que amanhĂŁ ele/ela nĂŁo pague ou nunca mais volte, Ă© isso que farĂŁo.
Quando feito corretamente, a diferença das empresas que mudam sua remuneração Ă© brutal. Os Ăndices de lealdade de clientes disparam e a lucratividade tambĂ©m. Muda a maneira como vocĂŞ recruta, seleciona e treina vendedores. Muda tudo. Mas dá trabalho.
É uma questão delicada, com certeza ? mas algo de que não podemos fugir. Pare, olhe para sua equipe e pense: a comissão que é paga, hoje, estimula quais tipos de comportamento, exatamente? Se forem os corretos, parabéns. Se não, hora de repensar algumas coisas.
Boa$ venda$,