Não há mais como desvincular o espÃrito existente nas companhias e em seus funcionários, da imagem que elas transmitem ao público! Mais que nunca, todos os colaboradores tornam-se o espelho da organização As pessoas que trabalham com você têm orgulho da empresa da qual fazem parte? Elas percebem sintonia entre o ?discurso de qualidade? e a realidade do ambiente onde vivem grande parte de suas vidas? E seus clientes, quando o visitam, qual a impressão que têm? A de um espaço produtivo, organizado, bem planejado e com gente muito motivada ou o comum e tradicional: ?Aqui-se-faz-de-tudo-um-pouco-do-jeito-que-for-possÃvel??
Não há mais como desvincular o espÃrito existente nas companhias e em seus funcionários, da imagem que elas transmitem ao público! Mais que nunca, todos os colaboradores tornam-se o espelho da organização.
Quantas vezes já não vimos uma enorme distância entre a imagem que uma determinada marca transmite em campanhas publicitárias carÃssimas e o simples ?Alô?, desleixado e mal educado com que atendem as chamadas feitas por telefone? Funcionários despreparados e sem postura, mal treinados e normalmente desrespeitados, primeiramente, dentro de casa. Isto é o mesmo que jogar dinheiro fora!
Quem quer ser competitivo precisa de equipes motivadas e integradas, não só pela missão e objetivos da empresa, mas também internamente, através de seus processos e pela organização do escritório.
O assunto é tão sério, que já existem consultores especializados em planejar escritórios e empresas, buscando a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, os ?Office Planners?.
O desafio hoje, não é somente o de selecionar profissionais que ?vistam a camisa?, é o de encontrar talentos. E mesmo o profissional mais talentoso precisa de espaços e ambientes organizados, onde possa cumprir sua missão.
Cartões de visita
E seus principais cartões de visita, ou seja, seu corpo de vendas? Vendedores! Departamentos comerciais sendo discriminados por seus próprios colegas.
Vendedores prestigiados, respeitados e remunerados de forma decente, retribuem, normalmente, com resultados positivos. O treinamento e a cultura que são fornecidos aos homens e mulheres de Negócio, retornam em forma de lucro!
Quanto dinheiro é investido em relações públicas e na forma cuidadosa com que se preparam os contatos de executivos de grandes empresas com a imprensa? Posturas cerimoniosas e detalhadamente preparadas pois, ?precisamos ter cuidado quando falamos em nossa sagrada companhia?!
Concordo plenamente com isso, mas me pergunto: e os vendedores, que falam em nome da companhia todos os dias?
Estão preparados?