Americanos ou europeus

Benchmarking significa coletar informações dos concorrentes e de outros setores interligados, avaliar e tomar decisões estratégicas em cima disso. Muitas vezes a decisão é de aprimorar o que já está sendo feito, outras vezes é copiar mesmo. Infelizmente a segunda opção é a que mais acontece. Apesar de benchmarking ser um termo antigo, ele ganhou proporções assustadoras com a Internet, que é a melhor ferramenta para isso.

Então, em primeiro lugar, antes de criar qualquer coisa na Internet navegue muito, sem compromisso, sempre tem alguém fazendo algo semelhante a sua idéia, e mais, sempre tem alguém fazendo melhor. Essa é uma boa chance para aprender. Se não achar nada igual na rede, corra com a sua idéia e faça acontecer.

Estamos fazendo um profundo trabalho de pesquisa para criação do site do nosso novo produto ? para líderes de equipe. Como há muito tempo eu não fazia uma viagem pela rede, simplesmente navegando e assimilando as impressões, pude notar que algumas coisas não mudaram.

Falando genericamente, os sites americanos continuam cheios de conteúdo, com uma navegação muito fácil e prática, mas ainda pecando muito no design. Invariavelmente encontramos o velho vermelho, azul e branco dominando os sites. Nada contra essas cores, desde que utilizadas com bom gosto, o que nem sempre acontece. Parece que vamos comprar um ticket para a parada Disney de 4 de julho.

Já nos sites Europeus o design, e as idéias, dominam a cena. Cores fantásticas, animações em flash, mas que muitas vezes não cabem em conexões discadas, isso, além da música e da imagem. Tudo do bom e do melhor, principalmente se analisarmos a forma. Já no conteúdo, a grande maioria deixa e muito a desejar. Alguns acabam por ?caprichar? tanto no layout que não sabemos nem onde clicar, ou clicamos e clicamos em busca do conteúdo perdido.

Volto a dizer, é claro que estamos falando de maneira geral. Encontramos sites bons e ruins em qualquer lugar que procuramos, mas em linhas gerais é isso que está acontecendo.

Já no Brasil, como sempre, estamos fazendo uma fusão interessante, falta aprimorar um pouco no dinamismo e na velocidade de atualização do conteúdo. Como sei que você não tem muito tempo para navegar pela Internet, segue algumas dicas para compartilharmos juntos essas experiências. Indico alguns para você.

www.flashguru.de ? Nele você encontrará links para supersites em flash, alguns sem fins comerciais.
www.eye4u.com ? Fique firme na cadeira antes de navegar.
www.nike.com ? Apesar dos pesares tem sempre uma novidade seguindo a comunicação mundial da marca.
www.tim.com.br ? Facilidade de navegação para o cliente e o prospect.
www.meuchevrolet.com.br ? O site de fidelização da Chevrolet.
www.skol.com.br ? Afinal, ninguém é de ferro. O interessante é que tem um site para cada faixa etária.
www.drugstore.com ? É assim que se vende.
www.business2.com ? Falando de negócios.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima