Análises para o sucesso de uma loja

Com os produtos classificados em subgrupos, o administrador consegue visualizar os resultados de maneira mais transparente, traçar estratégias e tomar as melhores decisões. Toda loja de varejo de sucesso possui um planejamento eficiente. Para traçar objetivos, planos de ação e definir estratégias de ação, se faz necessária a emissão de relatórios e uma análise bem-feita das informações apresentadas. Seguem abaixo algumas atividades que devem ser planejadas e colocadas em prática e que são essenciais para o sucesso de uma loja de varejo.

&raquo Produtos mais e menos vendidos ? O responsável pelo gerenciamento de uma loja de varejo, deve ter o conhecimento de quais são os itens mais e menos vendidos e, além disso, todo gerente deve responder às seguintes perguntas: ?Para que serve essa informação? Como utilizará essa informação para elaborar atividades que venham a gerar resultados positivos para sua loja??. Conhecendo os produtos menos vendidos, o primeiro passo é buscar a localização desses produtos no interior da loja, pois, na maioria das vezes, eles estão mal expostos e longe do olhar do cliente.

O segundo passo é responder à seguinte pergunta: ?Se esse produto for colocado na vitrine e/ou em um lugar que desperte a atenção do meu cliente, será vendido??. Essa pergunta deve ser feita, para que, caso seja um produto muito específico (de acordo com a linha de produtos que a loja trabalha), o gerente saiba que não se trata de um produto de compra por impulso, e, portanto o fato de colocá-lo melhor exposto não aumentará a probabilidade de vendê-lo, mas se a resposta para essa pergunta for ?sim?, faça mudanças estratégicas de local.

Após um determinado período (dependendo do fluxo de pessoas que visitam sua loja), caso você verifique que realmente aqueles itens menos vendidos ainda não tiveram saída (mesmo você tendo realizado mudanças estratégicas de espaço), ofereça um bom desconto e faça algo para realmente chamar a atenção de seu cliente. Além disso, se a sua loja possuir outros recursos disponíveis, por exemplo: a possibilidade de enviar um e-mail promocional com esses produtos, utilize. Se depois de mais um tempo esses itens não forem vendidos, caso tenha condições de devolvê-los, o faça, caso contrário, pense em vendê-los pelo preço de custo ou inclua como brinde para clientes potenciais que deseja conquistar.

Para os produtos mais vendidos, o importante é analisar o motivo dessa aceitação, feito isso, você saberá analisar se o fato de mudá-los para um outro espaço no interior da loja, afetará ou não as vendas desses produtos.

&raquo Classificação da linha de produtos (primária, secundária ou terciária) ? Deve ser feita uma análise dos produtos mais e menos vendidos, classificando-os em subgrupos (quantos forem necessários), por exemplo: grupo A (produtos que representam de X% a Y% do total vendido) e assim por diante.

Feita essa classificação, o responsável pelo gerenciamento da loja de varejo deve procurar responder a algumas perguntas, por exemplo: ?Eu quero alavancar o grupo de produtos do grupo C, afinal é o meu foco? Ou quero mantê-los apenas como uma linha terciária e que apenas agregue valor para os meus produtos dos grupos A e B? Ou será que não preciso trabalhar mais com essa linha de produtos, afinal nada agrega valor, é muito trabalho comparado a pouco ganho??. Caso a decisão seja a de alavancar as vendas dos produtos do grupo C, o primeiro passo já foi feito e agora é necessário pensar em alternativas para transforma-las em ação. Às vezes, você pode chegar à conclusão de que não há condições de essa ação ser realizada no momento atual, por exemplo, imagine que você conclua que necessita ocupar mais espaço no interior de sua loja e que realmente isso é inviável por determinados motivos. Desse modo, terá de pensar em mudanças de ponto-de-venda, expansão da sua loja, ou terá de deixar esse objetivo para quando surgirem oportunidades que permitam a viabilidade do desenvolvimento dessa determinada estratégia de ação.

Com os produtos classificados em subgrupos, o administrador consegue visualizar os resultados de uma maneira muito mais transparente e pode traçar estratégias, tomando as melhores decisões para o sucesso de seu negócio.

Se você deseja aumentar suas vendas, reduzir custos e evitar desperdícios, a boa notícia é que você pode fazer tudo isso, basta utilizar os recursos e as ferramentas que a administração proporciona.

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