Ano novo, finanças novas

Ainda dá tempo de fazer um bom planejamento financeiro para este ano que acabou de começar. Saiba como fazê-lo. Começo de ano também é época de reflexão financeira. Boa hora para fazer um balanço sobre as realizações do ano de 2007 e traçar novas metas para 2008. E para que elas se tornem realidade, é preciso planejar e, mesmo com janeiro quase terminando, ainda dá tempo!

Receitas ? Elabore uma planilha com seus rendimentos futuros, como salário, férias, 13º salário, faturamento do seu negócio, aluguéis e outras receitas extras. Seja detalhista no seu planejamento.

Despesas ? Elabore uma planilha com as despesas de alimentação, transporte, saúde, moradia, etc., que você imagina que terá neste ano. Considere uma reserva para emergências, como gastos com remédios ou manutenção de carro ou imóvel.

Subtraia do total das receitas o valor total das despesas. Se a conta ficar no ?azul?, ou seja, se a receita for maior que a despesa, você poderá investir este montante em 2008. Se a conta ficar no ?vermelho?, é hora de apertar o cinto e buscar aumento de receita. Olhando suas finanças pessoais como um todo, você perceberá se existirão problemas financeiros ou se você terá possibilidades de investir ou realizar velhos projetos.

O importante é planejar sua renda. Muitas dificuldades financeiras podem ser evitadas e muitos sonhos podem ser realizados. O planejamento é fundamental para atingir seus objetivos e passar o ano todo com ?muito dinheiro no bolso?.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima