Antes de viajar até uma feira ou convenção, veja se está tudo em ordem Antes de viajar até uma feira ou convenção, veja se está tudo em ordem:
Primeiros passos
· O que será discutido no evento? Planeje e discuta com outros o que você pretende aprender ou lucrar (contatos, novos clientes) com o evento.
· Quando será o evento? Tenha certeza de que sabe a data certa.
· Onde o evento será realizado? Sabe como chegar lá, qual é a opção mais econômica/prática de transporte.
· Quem participará do evento? Existe um tipo particular de pessoas que o interessam contatar (clientes antigos, determinados prospects, expositores, palestrantes)? Você sabe como fazer isso?
· Arranje um mapa do local do evento e tenha certeza de saber se localizar por ali.
O que perguntar aos organizadores
· Que tipo de pessoas eles esperam que compareça?
· O evento é divulgado somente para um tipo especÃfico de público ou aparece na grande mÃdia, podendo atrair visitantes que não são seu público-alvo? (por exemplo: feiras de autopeças, por mais que sejam, a rigor, de interesse apenas de mecânicas, instaladoras de som e lojas de customização, atraem milhares de curiosos).
· Se refeições/cafezinhos estão inclusos no evento; se não estiverem, peça a localização de lanchonetes e restaurantes próximos.
· Detalhes sobre estacionamento (incluindo segurança), se for de carro.
· Se há alguma parceria com um hotel, para você se hospedar por um custo menor.
· Com quem você pode falar no evento, caso haja uma emergência/queira reclamar.
· Detalhes sobre o credenciamento. Como será feito? Você precisa apresentar algum comprovante ou documento?
O que levar
· Cartões de visitas. E é muito melhor sobrar que faltar.
· Um folheto com tudo que você vende, caso precise exemplificar melhor algum ponto. Se você não estiver participando do evento com um estande, pode levar só um, para servir de apoio a uma constatação ou exemplo. Se o prospect quiser ficar com ele, use isso como abertura para um próximo passo: ?Não posso, este é meu, e, olhe só, está todo amassado. Mas faço questão de levar um para a senhora, no seu escritório. O endereço é esse mesmo no seu cartão? Que dia da próxima semana seria melhor para você??.
· Lista de nomes de pessoas/empresas que você pretende contatar.
· Nome de um conhecido na cidade ou nos arredores, para qualquer emergência, principalmente se o evento durar vários dias.
· Sapatos confortáveis.
· Se tiver um sÃmbolo de sua empresa para ser colocado na lapela, leve e use; se não tiver, vale um adesivo com sua logomarca. Não há razão para não fazer uma propaganda extra.