Antes, durante e depois

Antes, durante e depois Participar de uma feira de negócios é uma ótima oportunidade para ampliar a carteira de clientes e fortalecer a marca. Mas você sabe o que fazer antes, durante e depois do evento?

Antes ? Para começar, é importante ter uma noção geral da feira. Qual o perfil do público? Quantas pessoas são esperadas? Quais serão os outros expositores? Quais os atrativos do evento? É preciso buscar o máximo de informações possíveis para conduzir corretamente todas as ações e definir metas concretas.

Gustavo Andrade, sócio-diretor da Training Performance, enumera alguns passos importantes que precisam ser seguidos para participar de uma feira:
&raquo Definir claramente os objetivos de sua participação.
&raquo Estipular um cronograma do projeto e envolver toda a empresa no processo.
&raquo Se não tiver experiência em organização de eventos, contratar uma empresa especializada.
&raquo Definir o orçamento máximo a ser investido na feira.
&raquo Divulgar a participação na feira através da rede de contatos.

Durante ? Na feira, é preciso se programar para atender a todos os visitantes do estande. Para isso, é importante deixá-lo bastante convidativo, de modo que as pessoas visualizem nele a solução de que precisam.

Uma feira também oferece a possibilidade de ampliar sua rede de contatos, inclusive nos estandes vizinhos. ?Em uma feira, encontramos clientes, prospects, concorrentes, fornecedores e parceiros. É o momento de fazer contatos e criar oportunidades, seja para fortalecer sua presença ou para novas relações.

Qualquer cafezinho com o rapaz do estande ao lado pode gerar uma idéia, parceria ou negócio?, recomenda Bruno Bittencourt, assessor de marketing da Alterdata.

Depois ? Nem sempre os contatos abertos em uma feira resultam em negócios imediatos. A experiência da Alterdata indica que o retorno sobre o investimento é sempre a médio prazo. ?Não dispensamos o acompanhamento de cada prospect, através de ferramenta de CRM, com contatos periódicos. Se nos apresentarmos bem em um evento e, em seguida, mantivermos a marca presente no dia-a-dia do prospect, certamente seremos lembrados quando houver oportunidade?, afirma Bruno.

O importante é não deixar esfriar na cabeça do visitante o quanto sua empresa pode ajudar com suas soluções. Portanto, logo após o término da feira, agradeça formalmente os visitantes que passaram por seu estande e trace um planejamento de atendimento e venda pós-feira.

7 dicas fundamentais para expor em uma feira:
1. Faça o planejamento e tenha o orçamento bem definido.
2. Se necessário, contrate um profissional de organização de eventos.
3. Tenha um estande que traga soluções e não apenas informações.
4. Fique atento a todo tipo de oportunidade que uma feira proporciona.
5. Faça um plano de networking e cultive cada contato iniciado em uma feira.
6. Tenha estrutura comercial para atender os contatos efetuados na feira.
7. Não desanime se o evento ficar aquém de suas expectativas.

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