Apontador, um site de localização e rotas de grandes cidades do Brasil

Nesta edição entrevistamos Valdir Leme, diretor de desenvolvimento do Apontador, um site de localização e rotas de grandes cidades do Brasil, com informações de trânsito, busca de estabelecimentos e um serviço que mostra o melhor caminho entre dois endereços.

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  Nesta edição entrevistamos Valdir Leme, diretor de desenvolvimento do Apontador, um site de localização e rotas de grandes cidades do Brasil, com informações de trânsito, busca de estabelecimentos e um serviço que mostra o melhor caminho entre dois endereços.

1) Olá, você poderia nos dar uma breve descrição do que é o seu site?
O Apontador.com.br foi o primeiro serviço brasileiro de mapas, rotas e localização, que ajuda o usuário a se localizar nas grandes cidades do Brasil. Uma de nossas ferramentas de maior sucesso é o Ponto a Ponto, que permite ao usuário calcular o percurso (carro, a pé ou de metrô) entre dois endereços, levando em considerações as informações das ruas – como mãos de direção.

2) Como surgiu a idéia de criar o seu site?
Surgiu em março de 2000, às vésperas do início da Internet sem-fio no Brasil, da união de 6 amigos, e da necessidade de se criar uma aplicação interessante e útil para os usuários desta nova tecnologia.

3) Quais são os grandes diferenciais do seu site em relação aos outros?
Podemos afirmar com bastante segurança, que é a qualidade da nossa base de mapas. Desde dezembro de 2000, estamos investindo em um projeto próprio e único no Brasil, de atualização dos mapas de navegação através da coleta de dados em campo. Este projeto envolve mais de 1.500 pessoas em todo o país, que percorrerão todas as ruas das maiores cidades do Brasil. Outro diferencial é a facilidade de navegação e a constante interação de nossos serviços com os usuários, o que torna a navegabilidade no site muito fácil.

4) Porque você escolheu especificamente esta área?
Trabalhar com Internet é trabalhar com novas tecnologias num ambiente em constante mudança e transformação. É simplesmente fascinante!

5) Há quanto tempo ele está no ar?
O Apontador.com.br está no ar desde setembro de 2000. Desde o lançamento já foram gerados mais de 50 milhões de Mapas.

6) Qual a média de acesso dos 3 últimos meses?
Mensalmente cerca de 200.000 mil usuários únicos visitam o site gerando 4 milhões de pageviews.

7) Qual o perfil dos seus visitantes atuais?
85% dos usuários do Apontador.com.br tem entre de 18 e 45 anos. 70% tem celular e 95% dos usuários tem carro próprio.

8) Quem mais poderia se beneficiar usando seu site?
Todos aqueles que procuram informações de ruas, caminhos, estabelecimentos mais próximos, através de qualquer dispositivo conectado à internet (computador, celular WAP, PDA””s, …). A nossa empresa também desenvolve soluções customizadas para empresas que necessitam deste tipo de informações para aumentar a sua produtividade, ou reduzir custos. Por exemplo: soluções de logística, rastreamento e monitoramento de equipes de campo ou veículos, automação de vendas, entre outras.

9) Como você está divulgando seu site?
Desde o lançamento, não investimos em propaganda para divulgar nosso site. O Apontador cresceu graças à ajuda de nossos próprios usuários que recomendaram a pessoas próximas o serviço. Atualmente, divulgamos novidades através de “press-releases” para a imprensa e alguns acordos com grandes portais de internet nos ajudam a obter uma maior visibilidade. É uma forma eficiente de divulgação e que traz credibilidade.

10)Quais desses métodos estão dando o maior retorno?
A forma mais eficiente de divulgação são as indicações de nossos próprios usuários. Temos 95% de chances de uma pessoa se tornar nosso usuário constante, quando este é proveniente de uma indicação de outro usuário satisfeito.

11) Quais são seus planos de expansão/crescimento?
Recentemente a nossa empresa assinou um acordo de Joint-Venture com a Webraska Mobile Technologies (França), que é hoje a líder mundial de tecnologia neste setor. Antes do acordo, já estávamos crescendo por volta de 20% ao mês, e agora, como resultado deste acordo com a Webraska, em breve estaremos lançando novos produtos.

12) Quais são as formas de anunciar no seu site?
Lançamos no último mês uma forma alternativa de publicidade. Criamos canais de patrocínio para os nossos serviços de Mapas (Bússola) e de Rotas (Ponto a Ponto).

13) Quanto custa anunciar?
Há vários modelos de anúncios (diferentes produtos, formas e tamanhos) com preços variados. O preço médio (CPM) pode variar de R$ 20,00 a R$ 40,00.

14) Quais são seus maiores parceiros?
Dentre os principais estão Telesp Celular, Telefonica Celular, GuiaMais (TPI), Imagem, Ibest e muitos outros.

15) Que outras oportunidades de parceria existem?
Atualmente buscamos parceiras principalmente nas áreas de: desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações e revenda.
Existem inúmeras outras formas de parcerias, mas estamos filtrando bem as parcerias, para evitar gastar recursos em acordos que não trarão resultados significativos para a nossa empresa bem como nosso parceiro. Parcerias que envolvem a simples troca de acesso ou links, deixaram de ser interessante para nós.

16) Como você está financiando seu negócio?
Nossa principal atividade hoje é o fornecimento de tecnologia e aplicações de LBS (location-based services) para outras empresas (operadoras de celular, empresas do setor automotivo, sites, desenvolvedores de software). Hoje o Apontador funciona como a principal vitrine de nossa tecnologia, e fonte de prospecção de novos negócios. Um exemplo de sucesso é o GuiaMais.com.br (Grupo Telefonica), que utiliza nosso sistema de geração de Mapas e Rotas.

17) Que conselhos você daria a alguém que vai montar um site na Internet?
Primeiro – Deve-se ter certeza que o site vai realmente ajudar as pessoas em alguma coisa e se é realmente a maneira mais fácil de se fazer o que se propõe.
Segundo – Se há um modelo de receita concreto por trás.
E por ultimo – Disposição para trabalhar muito e por um longo tempo.

18) Que dicas você daria para alguém que já tem um site na Internet?
Pense no seu usuário 24 horas por dia e lembre-se que ele não é burro.

19) Que tendências na Internet você acha que vale a pena comentar?
O rápido e dramático fim dos sites sem conteúdos e modelo de negócio sustentável.

20) Cite um livro que você acha que deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha com Internet:
Gosto muito de Liderando a Revolução. Gary Hamel descreve empresas como DELL, AMAZON.com, eBAY.com etc e como elas mudaram os seus modelos de negócio criando novas formas de se relacionar com os clientes.

21) Além do seu, quais são seus sites preferidos?
Gosto muito do Google., ele sempre acha o que eu procuro. Também utilizo bastante o Buscapé.com.br para comparar preços de produtos.

22) Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?
Por e-mail – [email protected]

A Entrevista VendaMais é a melhor forma de divulgar seu site entre possíveis clientes, visitantes, anunciantes e investidores. Não perca a chance de aparecer: para saber mais detalhes de como ser entrevistado, mande um e-mail para Renato Alves da Costa

Como participar da e-zine Entrevistas VM?
Para ser entrevistado, é muito simples. Basta responder as 20 perguntas que serão enviadas. A sua entrevista, além da e-zine, será exibida durante uma semana no site VendaMais (2.500 acessos diários únicos). Você poderá colocar um botão para o acesso direto dos interessados ao seu site. Haverá também uma chamada para a matéria na capa do site, que tem mais de 300.000 acessos mensais.

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