O marketing direto deve ser valorizado, pois pode ajudar em todo o processo de vendas de uma empresa. Atualmente a maioria das pessoas sabe que atender ao consumidor significa, antes de tudo, disponibilizar o produto desejado a um preço que ele considere justo. Mas temos uma variável importante no comportamento de compra que é a percepção de valor. Conhecer o cliente, saber identificar suas necessidades mais rapidamente que os concorrentes, assim como se expressar de maneira correta através dos vários canais de comunicação disponÃveis passam a ser o maior desafio das empresas.
A primeira questão é descobrir quem é o cliente em potencial. Depois, tente perceber qual é o perfil dos clientes atuais e as necessidades e oportunidades que você consegue atender; por fim, é como transformá-los em clientes leais à marca e aos produtos.
Além disso, outro desafio das empresas é fazer a gestão desse relacionamento para conhecer qual o conceito de valor sobre os produtos e serviços oferecidos. É aà que entra o marketing direto, que ajuda as empresas a planejar essas relações e, principalmente a mensurar o resultado obtido em cada ação. É necessário lembrar que qualquer meio de comunicação ou propaganda que seja interativo e que possibilite uma elaboração de resposta deve ser considerado no planejamento.
As ações de marketing direto devem ser planejadas para que o sucesso seja garantido. Para isso, devem ser seguidas algumas etapas: diagnóstico (entender as necessidades antes de planejar a ação), estabelecimento de objetivos, identificação do público-alvo, observação da oferta, comunicação e abordagem (em que contexto a ação estará inserida e o que será comunicado), análise das mÃdias e canais, mensuração de resultado esperado, fulfillment (todas as atividades necessárias para o atendimento de um pedido gerado por uma campanha de marketing direto), acompanhamento e controle e, finalmente, cálculo do retorno sobre o investimento.
Para calcular o ponto de equilÃbrio, deve-se levar em consideração a definição correta do público – alvo e conhecê-lo mais profundamente, criando uma peça que comunique claramente a informação a ser repassada ao cliente. Quando esses cuidados são tomados, a taxa de retorno deve ser definida através do cálculo do ponto de equilÃbrio.
É importante fazer testes ? mensurações planejadas ? que servem para identificar e realizar melhorias sistemáticas, aumentar a rentabilidade de campanhas, diminuir os custos, validar pesquisas, predizer o futuro e estimular a criatividade. Portanto, construa um banco de dados, mantenha-o atualizado, qualifique seus clientes e mãos à obra. Desta forma, o quesito sorte será apenas um coadjuvante, deixando para a eficiência e à eficácia o papel de destaque na sua empresa. Aplicando o marketing direto em sua empresa você já terá uma boa razão para comemorar no ano que vem.