Aprenda a gerenciar sua vida

Gerenciar sua própria vida e agir apenas quando é solicitado são um passo importante para tornar sua carreira em vendas mais sólida. Você já reparou quanto tempo nós perdemos tentando resolver os problemas alheios? Conversas de bebedouro, fofoca nos corredores da empresa, comentários sobre o desempenho do colega são comuns no mundo corporativo. Não quero dizer que o universo empresarial é um antro de fofocas e críticas, até porque o que fazemos na empresa é o reflexo do que somos e fazemos freqüentemente em nossa vida cotidiana.

Ninguém é um santo em casa e fica na empresa criando intrigas, procurando defeitos nas outras pessoas. Eu compreendo que, muitas vezes, temos ?intenções positivas? quando criticamos alguém. Imaginamos que com nossa ?grande sabedoria? poderemos mostrar o problema e, em seguida, oferecer o melhor conselho ao ?pobre coitado?, que não foi abençoado com nossa genialidade para solucionar uma situação difícil. Muitos usam a tática do ?posso fazer uma crítica construtiva??, que de construtiva não tem nada!

Saiba que enquanto procuramos os erros e defeitos em alguém, estamos nos esquecendo de que também temos problemas e somos sujeitos a errar. Recentemente, ouvi uma frase sobre o porquê de as pessoas se casarem e o porquê de elas se separarem, e isso me chamou a atenção. Era algo como: ?As pessoas se casam porque enxergam as coisas boas que o outro faz, e se separam porque só conseguem enxergar as coisas erradas que o outro faz?.

Enxergar o problema nos outros é muito mais fácil, porém não é garantia de que você terá um relacionamento duradouro. No mundo empresarial, é a mesma coisa. Comece a criticar ou enxergar os defeitos nos companheiros de trabalho, seja o sabidão para dar sua opinião quando ninguém pede, diga que tem a resposta para o problema e você os verá se afastando, como o diabo foge da cruz.

Tenha a consciência de que, muitas vezes, o problema dos outros tem a ver com uma visão equivocada da situação. Talvez você descubra que precisa cuidar primeiro dos seus próprios problemas, antes de cuidar da vida alheia. Pare de tentar fazer com as pessoas aceitem o seu mapa de mundo. Nada de ficar dizendo: ?Eu já passei por isso?, ?eu sei como resolver?. Ninguém precisa de alguém falando isso. Em vez disso, aprenda a ouvir verdadeiramente o outro, pergunte se essa pessoa precisa de ajuda e se quer alguma sugestão. Às vezes, a pessoa quer apenas se abrir com alguém, isso já dá um alívio danado e você, com certeza, terá feito a diferença na vida dessa pessoa.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima