As 5 mentes para vendedores

Entrevista exclusiva com Howard Gardener sobre 5 mentes para vendedores A revista Motivação realizou uma entrevista exclusiva com o autor do livro Cinco Mentes Para o Futuro. Descubra a seguir todos os conselhos de Howard Gardner para você desenvolver as mentes que farão a diferença em sua carreira.

Qual é a importância das cinco mentes para os vendedores?

Vendas envolve disciplina em dois sentidos: é preciso conhecer a linha de produtos e conhecer muito bem os clientes. Para você alcançar o sucesso em algo em que outras pessoas fracassaram, o desenvolvimento do espírito criativo é importante. Eu espero que os melhores vendedores sejam bastante criativos quando se depararem com um problema.

Existe alguma mente mais importante para os vendedores?

Um vendedor somente será um profissional de sucesso se ao longo do caminho for respeitoso e ético. Se não for respeitoso, as pessoas não o levarão a sério e nem irão querer estar com ele. Se ele não for ético, cedo ou tarde, estará exposto a pessoas antiéticas e, então, não será capaz de trabalhar com indivíduos que conhecem sua reputação. Infelizmente, alguns vendedores são tentados a ?cortar caminho? para verem o que podem ganhar com isso. Isso pode até funcionar a curto prazo, mas não funcionará a longo prazo.

Quais são os principais passos para desenvolver as cinco mentes?

Primeiramente, é importante reconhecer os tipos de mentes, pois não é possível desenvolver uma delas sem estar ciente da sua existência e importância. Então, é preciso buscar exemplos positivos ? modelos que possam ser admirados. Mas é necessário também procurar exemplos negativos, pois podem ser úteis, ou seja, o que não deve ser feito ou quem não se deve seguir. Apenas algumas pessoas conseguem desenvolver um tipo de mente sem ter contato com indivíduos que exemplificam os outros tipos. A prática regular no uso da mente, com um feedback (críticas e sugestões) de pessoas entendidas no assunto também é importante. Todos nós cometemos erros, a questão é saber se podemos aprender com eles.

Há uma lógica para se dedicar ao desenvolvimento das mentes?

Nós precisamos desenvolver uma mente disciplinada antes de sintetizar, e um certo grau de síntese é necessário antes de alguém ser considerado criativo. Falando na esfera humana, é preciso desenvolver desde cedo uma mente respeitosa ? mais precisamente desde a infância. A mente ética exige a capacidade de pensar de forma abstrata, ou seja, de pensar em si mesmo como trabalhador ou cidadão. Essa capacidade só é desenvolvida anos antes da adolescência. Mesmo se alguém desenvolver todos os tipos de mente ? e isso não é algo fácil de realizar ?, é preciso trabalhar duro para fazer com que elas funcionem bem juntas.

Como as pessoas podem refletir sobre suas fraquezas e habilidades em cada mente a ser desenvolvida?

Eu não tenho certeza se a maioria de nós pode fazer uma avaliação correta de quão forte são nossas mentes, por exemplo: posso acreditar que me comporto de uma maneira respeitosa, mas as pessoas que me conhecem podem discordar. Se elas querem estar ao seu redor e ajudá-lo, isso pode ser um sinal de que você tem uma mente respeitosa. Para a mente ética, recomendo o ?teste da primeira página do jornal?. Se tudo o que faz ? tudo! ? estivesse impresso em um jornal, você estaria orgulhoso ou envergonhado? Se estivesse genuinamente orgulhoso, então pensaria que tem uma mente ética. Criatividade pode ser julgada apenas pelos outros, independentemente do que pensa sobre seu grau de criatividade, e esse julgamento pode levar muito tempo. Se for um bom sintetizador, as pessoas vão pedir a você que lhes dê aula e as ensine a escrever. Certamente, é possível desenvolver suas habilidades, caso você obtenha um bom feedback e preste bastante atenção nele. No entanto, se consegue facilmente um emprego e o mantém por bastante tempo, é porque provavelmente tem uma mente disciplinada. E se for promovido, significa que você tem disciplina para continuar melhorando o seu conhecimento. No futuro, aqueles que não tiverem disciplina não vão conseguir um emprego ou irão acabar trabalhando para alguém que é disciplinado.

Para saber mais visite o site: www.howardgardner.com

Tradução: Natasha Schiebel

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima