As 7 chaves da comunicação com o público

Conhecimentos gerais

As 7 chaves da comunicação com o público

 

  1. 1.    Faça um checklist do ambiente – São os primeiros contatos com o local em que você vai falar. Não esqueça de verificar antecipadamente o auditório, a iluminação, o som, enfim, todos os aparelhos a serem utilizados em sua apresentação. 

 

  1. 2.    Seja claro – A voz tem uma importância muito grande para transmitir uma ideia clara e nítida de sua mensagem. Controle seu lado emocional e cuide bem da sua voz.
 
  1. 3.    Tenha cuidado com a velocidade da fala – Fuja deste erro muito comum na oratória: falar rápido, pois isso acaba desfigurando totalmente a mensagem a que se propõe transmitir. 

 

  1. 4.    Busque a eloquência – O grande orador fala com entusiasmo, ele emociona, sensibiliza e comove seu público. Seu corpo e suas palavras se comunicam de maneira harmoniosa. 

 

  1. 5.    Apresente-se com a postura correta – Evite exagerar na arrogância ou na inferioridade. Sua posição tem de ser sóbria. Por isso, fale com sinceridade e, ao gesticular, faça-o com neutralidade, pois os gestos, se forem utilizados moderadamente e sem excessos, dão força às palavras. 

 

  1. 6.    Demonstre ter uma boa memória e adaptabilidade – O bom orador tem uma capacidade extraordinária de absorver argumentos, raciocínios, pensamentos, dados estatísticos, passagens de sua trajetória, entre outros para emiti-los no momento certo. 

 

  1. 7.    Não cometa este erro – Jamais peça desculpas à plateia, alegando que não está preparado para falar.
 

Rosival Fagundes é professor, especialista em gestão empresarial e palestrante nas áreas de empreendedorismo e marketing.

Visite o site: www.rosivalfagundes.com.br

 

Estratégias de negociação que funcionam em qualquer lugar

·         Adote o método do “eu ganho, você ganha”.
·         Planeje a negociação.
·         Mantenha altas expectativas.
·         Utilize uma linguagem simples e acessível.
·         Faça várias perguntas e depois escute com muita atenção.
·         Construa relações interpessoais sólidas.
·         Não realize concessões desnecessárias.
·         Torne sua paciência uma obsessão.

 

Rumo ao sucesso

Se você deseja ser bem-sucedido na área de vendas, nunca é tarde para começar. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo a trilhar o caminho do sucesso: 

  • Pensar vencedor – Pergunte-se sempre “Como posso ajudar meu cliente?”, em vez de questionar “De que maneira posso ganhar dele?”.
  • Pensar fidelização – Cadastre os clientes que atende e mantenha contato com eles.
  • Pensar prospecção – Solicite indicações de seus consumidores e tenha contatos inteligentes com eles.
  • Pensar lição – Seja ético com seus clientes e saiba que o banco de dados atualizado e de qualidade é a base para seu sucesso. Vivemos no mundo do conhecimento, em que a informação de qualidade é o primeiro degrau na escada do triunfo.
  • Pensar campeão – Leia, estude, participe de treinamentos, palestras e se mantenha atualizado. Descubra novas maneiras de se relacionar e encantar seus clientes.
 

Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: Alavancando resultados através da gestão da qualidade e Como garantir três vendas extras por dia.

Visite o site: www.evaldocosta.com

 

O cardápio

O cardápio geral de uma empresa deve conter temperos que deem a satisfação aos clientes e aos mercados internos e externos e, além disso, precisa ter vários pratos enriquecidos de vitaminas para se manter equilibrado na sustentação econômica. As portas para o fortalecimento de qualquer companhia requer:

 

  • Um administrador competente – Que coordene uma equipe, participe ativamente da cartilha do empreendedor, alavanque as vendas e rendimentos a todos os horizontes.
  • Uma equipe aguerrida – Aquela que vista a camisa da empresa, ajudando a montar diariamente um esquema de crescimento e soluções administrativas, tendo como acompanhamento o ótimo atendimento e uma boa postura profissional.
  • Cardápios variados – Devem ter temperos que não prejudiquem a saúde da companhia num dos mercados internos e externos e que contenham as vitaminas para todos os tipos de desenvolvimento em potencial da equipe, com direito a nutricionista participativa, que dê aulas de manipulação e boas práticas do manuseio da produtividade.

    Sua empresa possui esse cardápio? Caso não, aja com rapidez para continuar entre as melhores do mercado.

 

 Carlos Cesar Moreli é consultor de vendas e palestrante nas áreas de motivação e liderança.

E-mail: [email protected]

 

 

Você sabia?

 

  • A Alemanha é uma das cinco maiores potências econômicas do mundo.
  • O dinheiro dos estados ocidentais economicamente poderosos está sendo usado para ressuscitar os estados orientais.
  • A Alemanha é um dos maiores exportadores mundiais de carros, aço, alumínio e televisores.

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