Conhecimentos gerais
As 7 chaves da comunicação com o público
- 1. Faça um checklist do ambiente – São os primeiros contatos com o local em que você vai falar. Não esqueça de verificar antecipadamente o auditório, a iluminação, o som, enfim, todos os aparelhos a serem utilizados em sua apresentação.
- 2. Seja claro – A voz tem uma importância muito grande para transmitir uma ideia clara e nítida de sua mensagem. Controle seu lado emocional e cuide bem da sua voz.
- 3. Tenha cuidado com a velocidade da fala – Fuja deste erro muito comum na oratória: falar rápido, pois isso acaba desfigurando totalmente a mensagem a que se propõe transmitir.
- 4. Busque a eloquência – O grande orador fala com entusiasmo, ele emociona, sensibiliza e comove seu público. Seu corpo e suas palavras se comunicam de maneira harmoniosa.
- 5. Apresente-se com a postura correta – Evite exagerar na arrogância ou na inferioridade. Sua posição tem de ser sóbria. Por isso, fale com sinceridade e, ao gesticular, faça-o com neutralidade, pois os gestos, se forem utilizados moderadamente e sem excessos, dão força às palavras.
- 6. Demonstre ter uma boa memória e adaptabilidade – O bom orador tem uma capacidade extraordinária de absorver argumentos, raciocínios, pensamentos, dados estatísticos, passagens de sua trajetória, entre outros para emiti-los no momento certo.
- 7. Não cometa este erro – Jamais peça desculpas à plateia, alegando que não está preparado para falar.
Rosival Fagundes é professor, especialista em gestão empresarial e palestrante nas áreas de empreendedorismo e marketing.
Visite o site: www.rosivalfagundes.com.br
Estratégias de negociação que funcionam em qualquer lugar
· Adote o método do “eu ganho, você ganha”.
· Planeje a negociação.
· Mantenha altas expectativas.
· Utilize uma linguagem simples e acessível.
· Faça várias perguntas e depois escute com muita atenção.
· Construa relações interpessoais sólidas.
· Não realize concessões desnecessárias.
· Torne sua paciência uma obsessão.
Rumo ao sucesso
Se você deseja ser bem-sucedido na área de vendas, nunca é tarde para começar. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo a trilhar o caminho do sucesso:
- Pensar vencedor – Pergunte-se sempre “Como posso ajudar meu cliente?”, em vez de questionar “De que maneira posso ganhar dele?”.
- Pensar fidelização – Cadastre os clientes que atende e mantenha contato com eles.
- Pensar prospecção – Solicite indicações de seus consumidores e tenha contatos inteligentes com eles.
- Pensar lição – Seja ético com seus clientes e saiba que o banco de dados atualizado e de qualidade é a base para seu sucesso. Vivemos no mundo do conhecimento, em que a informação de qualidade é o primeiro degrau na escada do triunfo.
- Pensar campeão – Leia, estude, participe de treinamentos, palestras e se mantenha atualizado. Descubra novas maneiras de se relacionar e encantar seus clientes.
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: Alavancando resultados através da gestão da qualidade e Como garantir três vendas extras por dia.
Visite o site: www.evaldocosta.com
O cardápio
O cardápio geral de uma empresa deve conter temperos que deem a satisfação aos clientes e aos mercados internos e externos e, além disso, precisa ter vários pratos enriquecidos de vitaminas para se manter equilibrado na sustentação econômica. As portas para o fortalecimento de qualquer companhia requer:
- Um administrador competente – Que coordene uma equipe, participe ativamente da cartilha do empreendedor, alavanque as vendas e rendimentos a todos os horizontes.
- Uma equipe aguerrida – Aquela que vista a camisa da empresa, ajudando a montar diariamente um esquema de crescimento e soluções administrativas, tendo como acompanhamento o ótimo atendimento e uma boa postura profissional.
- Cardápios variados – Devem ter temperos que não prejudiquem a saúde da companhia num dos mercados internos e externos e que contenham as vitaminas para todos os tipos de desenvolvimento em potencial da equipe, com direito a nutricionista participativa, que dê aulas de manipulação e boas práticas do manuseio da produtividade.
Sua empresa possui esse cardápio? Caso não, aja com rapidez para continuar entre as melhores do mercado.
Carlos Cesar Moreli é consultor de vendas e palestrante nas áreas de motivação e liderança.
E-mail: [email protected]
Você sabia?
- A Alemanha é uma das cinco maiores potências econômicas do mundo.
- O dinheiro dos estados ocidentais economicamente poderosos está sendo usado para ressuscitar os estados orientais.
- A Alemanha é um dos maiores exportadores mundiais de carros, aço, alumínio e televisores.