As 7 chaves da fidelização de clientes

As 7 chaves da fidelização de clientes Qual é o tesouro que as empresas guardam a sete chaves? Seus clientes fiéis. São aquelas pessoas que, além de retornarem para comprar mais, recomendam os seus produtos e serviços, compram para dar de presente e, até mesmo, desculpam eventuais falhas. Enfim, um cliente fidelizado é uma benção. É como um amigo fiel: um verdadeiro tesouro.

Depois de anos estudando o fenômeno, criei as sete chaves que desvendam o mistério da fidelização de clientes. Tudo começa com a valorização da experiência do consumidor: não compramos mais produtos ou serviços, mas experiências diferenciadas. Enquanto a tecnologia homogeneíza a produção, o nosso foco deve se voltar para a experiência que proporcionamos à nossa clientela. Ao oferecermos experiências memoráveis, os clientes não só retornam felizes, mas também nos recomendam. Confira as sete chaves que abrem o coração e a mente dos consumidores:

1. O cliente busca experiência ? Em uma sociedade high tech (de alta tecnologia) as pessoas buscam pelo high touch (toque diferenciado). A tecnologia invade nossas vidas e exige cada vez mais de nós, por isso priorizamos o contato pessoal, o olho no olho. Os fornecedores que conseguem dar um toque personalizado ao que fazem atraem mais clientes.

2. Prazer sempre atrai ? Todo ser humano normal busca o prazer e foge da dor. Portanto, não complique a vida de seu cliente. Em Disney World, calcula-se que para compensar um momento trágico são necessários 30 momentos mágicos.

3. Serviço chama sucesso ? O caminho mais curto para conquistar aquilo que você quer (a venda) é ajudar o seu cliente a conseguir o que ele deseja: a solução de um problema. Associe seu negócio e sua pessoa à palavra ?solução?.

4. Entusiasmo contagia ? Não conheço nenhum vendedor de sucesso desanimado ou pessimista. Para vender, é preciso criar uma aura de otimismo e entusiasmo ao nosso redor e em torno dea nossa marca.

5. Cliente quer atenção ? Tudo transmite uma mensagem: o ambiente que você oferece ao seu cliente, a forma com que você se veste, se comporta e fala devem ser simplesmente impecáveis.

6. Vender é compreender ? A maior necessidade do ser humano é ser compreendido. É preciso compreender (escutar com atenção plena) para que as pessoas desejem comprar de você e de mais ninguém.

7. Cliente compra experiência ? Preferimos vendedores que sabem traduzir produtos e serviços em experiências memoráveis. Você vai fidelizar seus clientes quando tiver consciência de que não vende coisas, mas sonhos, conquistas, emoções, auto-realização e, acima de tudo, felicidade.

Ômar Souki ministra treinamentos para equipes de vendas de empresas nacionais e internacionais. Seus cursos e livros têm promovido transformações nas pessoas e nas empresas.
Visite o site: www.souki.com.br
E-mail: [email protected]

Para saber mais:
Título: As 7 Chaves da Fidelização de Clientes
Autor: Ômar Souki
Editora: Harbra
Preço: R$ 19,90
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima