As 8 colunas tangíveis da motivação

A motivação é um edifício intangível, mas são as oito colunas tangíveis que o mantém em pé A motivação é um edifício intangível, mas são as oito colunas tangíveis que o mantém em pé

Sabemos, cientificamente, que ninguém motiva ninguém, o que os outros podem fazer é criar um clima para que disparemos a motivação em nós mesmos. Logo, motivação é algo intangível. Mas apesar disso, ela é sustentada por, basicamente, oito colunas tangíveis, que são as seguintes:

1. A coluna da identificação ?

Esqueça o que Cecília Meireles disse: ?Mais importante do que você fazer o que gosta é gostar do que faz?. Isso é poesia retórica. Gostar do que faz é adaptação cruel, não motivação. Você é louco por selos? Então, abra uma empresa de filatelia e transforme o seu gostar em dinheiro. As pessoas se interessam pelo que você faz quando percebem o brilho da identificação em seus olhos. E porque se interessam se aproximam. E quando se aproximam tendem a comprar, logo a compra nasce da identificação.

2. A coluna do salário moral ?

Faz tempo que pesquisadores como Maslow, Herzberg, Chris Argyris, MacGregor e outros mais recentes mostram que o salário não motiva, mas desmotiva; que ganhar muito não provoca auto-realização, mas ganhar pouco traz a não-realização; que o contrário de insatisfação no trabalho não é satisfação, mas nenhuma satisfação; que salários, benefícios, incentivos, etc. fazem o funcionário ficar na empresa, mas não fazem a empresa ficar no funcionário. O que realmente motiva é o salário moral, composto por itens como: a expectativa alta para si dentro da organização, o sentimento de ser escutado, a emoção de pertencer, a visão de que se é um associado e não um subordinado, a clareza de um plano de carreira real, a otimização dos talentos naturais, o foco no resultado, e não na ação, o estilo de liderança que promove comportamentos positivos, etc.

3. A coluna do desafio ?

É possível alguém motivar-se por algo que não o desafia? Então, desafio e motivação são sinônimos. Pergunte-se: ?O que me desafia no trabalho??, ?O que me desafia na vida, em geral??, ?Que desafios o futuro reserva para mim??

4. A coluna da auto-estima ?

Ora, se eu gosto de mim, se eu me amo, então, eu mesmo me forneço energia motivacional e não importa o que digam de mim. Em vez de procurar se motivar, procure gostar mais de você.

5. A coluna do reconhecimento ?

Sem ser percebido, coloque um bilhetinho dentro do paletó de seu vendedor, dizendo: ?Você foi ótimo com aquele cliente, você está cada vez melhor?. Motivação é a percepção da percepção, isto é, é quando uma pessoa percebe como é percebida.

6. A coluna da participação ?

Imagine um excelente projeto na sua empresa em que você, gerente, foi o responsável. O que os outros têm com isso? Agora, imagine um projeto em que você anotou uma idéia de seu vendedor. Motivação será quando ele sentir que há um pedaço de carne dele no corpo daquele projeto.

7. A coluna da participação ?

Comprometimento não é algo que se tem ou não se tem. É algo que se treina, não que se descobre; algo que você coloca dentro da alma de seu profissional. Então, se você é gerente, dispare em seu profissional a identificação dele com os valores da empresa, mostre que todos estão ali para crescer juntos. Sem comprometimento, a motivação vira movimentação boba.

8. A coluna seguinte ?

Necessidade satisfeita não é mais motivadora. Isso quer dizer que você perde o apetite depois que almoça, perde o sono quando acorda e que mendigo não tem problema habitacional, e sim de alimentação. Então, se esse mês você ganhou mil reais, sua próxima motivação é chegar aos dois mil. Sempre a coluna seguinte é a que sustenta o edifício da motivação.

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