As chaves para o sucesso

Construir uma carreira sólida e ter sucesso é o grande sonho de todos. Mas, para alcançar esse objetivo, é necessário possuir centenas de qualidades e características pessoais. Construir uma carreira sólida e ter sucesso é o grande sonho de todos. Mas os especialistas garantem que, para alcançar esse objetivo, é necessário possuir centenas de qualidades e características pessoais: liderança, saber trabalhar em equipe, ser eficiente, falar mais de um idioma, conhecer diferentes culturas e, ainda, conseguir tempo para ser um profissional perfeito, proativo, ético e leal.

No entanto, nenhum ser humano tem todas essas qualidades e, por isso, o importante é poder fazer o que você gosta e sabe fazer. O primeiro passo é atuar com as competências e preferências pessoais. Não basta fazer apenas o que gosta ou aquilo para que se tem competência. A pessoa pode até ter apenas competência para fazer algo, mas alguém que tenha a preferência, com certeza, fará melhor.

Analisando a vida dos profissionais de sucesso, você vai perceber que são pessoas muito focadas e que aplicaram até o limite sua vocação ou dom natural. O segredo é não gastar tempo e dinheiro tentando ser menos ruim naquilo em que você não é bom. Tente melhorar onde você é naturalmente bom.

As 5 competências ? Existem cinco competências essenciais para alcançar o sucesso e que, mesmo não sendo preferências, devem ser aprendidas e melhoradas. A primeira delas é a capacidade de influenciar fatos e pessoas, ou seja, o bom líder não é aquele que impõe, mas aquele que influencia.

Outra é a capacidade de escolher, ou seja, optar por uma alternativa e abrir mão de todo o resto. Mas temos medo de não fazer a escolha certa, pelo receio de que talvez exista uma alternativa melhor, ainda desconhecida.

Uma terceira competência é a capacidade de ter empatia, de perceber o que os outros querem e conseguir que percebam o que você quer. Comunicação é a capacidade de ouvir o que os outros desejam e dizer a eles o que você quer. Não se trata apenas de falar bem. 80% da comunicação é não-verbal e, para influenciar, você tem de conseguir se comunicar de maneira adequada com cada pessoa.

A quarta competência é a capacidade de controlar pessoas e situações. Isso começa pelo autocontrole, porém não significa não sentir, mas sim usar adequadamente essa percepção. A competência em gerenciar pessoas ou projetos depende basicamente de saber usar o sentimento.

A última, mas não menos importante, é a capacidade de antecipação. O bom profissional é aquele que avalia e prevê o que vai acontecer, e não o que já aconteceu. O futuro não é uma adivinhação, mas a conseqüência do que já está acontecendo. Defina o que é importante para a sua carreira e preste atenção nisso.

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