As lições de Thomas Edison

As lições de Thomas Edison As lições de Thomas Edison Inventor americano foi também autor de dezenas de frases de impacto citadas até hoje e que valem por verdadeiras aulas de comportamento profissional Por Adriane Werner ?Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar outra vez.? Essa frase, que poderia render páginas e páginas de comentários, é de Thomas Edison, o norte-americano que, entre milhares de inventos, criou a lâmpada elétrica, o gramofone e o microfone. Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos. A ele são atribuídas mais de 1,3 mil patentes.

A lâmpada, por exemplo, foi resultado de inúmeras tentativas frustradas, ao que ele respondia: ?Nunca falhei, apenas descobri dez mil maneiras que não funcionam?. Edison se tornou notável não apenas porque foi mais um americano excêntrico que se dedicou a inventar coisas que muitos achavam que não teriam utilidade, e sim porque foi uma pessoa de visão, persistente e que sabia onde poderia e queria chegar.

Até hoje, Edison nos ensina o quanto é preciso persistir, especialmente naqueles momentos em que nada parece dar certo e o mundo dá a impressão de estar contra nós. Então, é o momento de lembrar que ele também disse: ?Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir seus pensamentos em uma direção e insistir neles, até que aconteça alguma coisa?. Quem nunca ouviu a célebre frase ?talento é 1% inspiração e 99% transpiração?? Pois é… é dele também.

Para quem acha que veio para a vida a passeio e que basta esperar a sorte, ele aconselha: ?Aprenda a confiar em si mesmo e aprenderá o grande segredo da vida? e, de quebra, acrescenta: ?Nunca fiz nada que valesse a pena por acidente nem nenhuma de minhas invenções aconteceu por acidente, todas ocorreram por meio de muito trabalho?.

Mas para aqueles que levam a vida muito a sério, Edison lembra que o melhor caminho é descobrir o que você realmente gosta de fazer. Aí a vida vira uma festa: ?Nunca trabalhei um dia em minha vida ? era sempre uma diversão?.

Para quem pensa em desistir quando aparecem os primeiros obstáculos, o lembrete é: ?O maior elogio que ouvi em toda a minha vida de inventor foi: ?Nunca vai funcionar??. E ainda diz que, assim, poderemos até ser grandes como ele foi: ?Gênio é aquele que tem uma grande paciência?.

Então, meu amigo e minha amiga, agora é só colocarmos em prática tudo o que o inventor nos ensinou. Desejo que as palavras de Thomas Edison sejam, a partir de agora, verdadeiros mantras para você, como já são para mim.

Adriane Werner é jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e mestre em Administração Estratégica. É palestrante nas áreas de Oratória, Media Training e Etiqueta Profissional.
Visite o site: www.adrianewerner.com.br
E-mail: [email protected]


DINÂMICA DE GRUPO

O escudo

Por Cione dos Santos

O objetivo da dinâmica desta edição é ajudar as pessoas a exporem seus planejamentos profissionais e pessoais, contribuindo para o fortalecimento e união da equipe de vendas. A atividade pode ser desenvolvida com cerca de 20 participantes.

Material necessário

» Uma folha com o desenho do escudo para cada vendedor (ver desenho).
» Revistas para recortar.
» Lápis, canetas, lápis colorido ou giz de cera (tenha uma quantidade suficiente para que todos façam os desenhos, e o desenho do escudo deve ser conforme a figura).

Desenvolvimento

O facilitador entrega para todos os participantes o artigo A Vida é Feita de Escolhas e, em seguida, solicita que façam a leitura em voz baixa. Depois, promove uma discussão sobre o tema planejamento, tomando como base o texto lido.

Feito isso, pede a cada um que faça uma reflexão sobre o dia-a-dia e aquelas promessas feitas no início do ano, todo aquele planejamento para a vida profissional e pessoal, metas que pretendem alcançar, etc.

Cada um deve falar um pouquinho de sua vida, dividida em quatro etapas:

A reflexão pessoal será feita utilizando o desenho do escudo entregue para os participantes. Na parte superior dele, cada um escreverá seu lema, ou seja, uma frase ou palavra que expresse seu ideal de vida. Depois, em cada uma das quatro partes do escudo, cada participante vai colocar uma figura ou um desenho que expresse uma vivência importante em todas as etapas mencionadas.

Em grupos de cinco pessoas, as reflexões e os desenhos feitos individualmente serão colocados em debate pela equipe.

No fim da atividade, cada vendedor poderá mencionar as dificuldades encontradas para se comunicar dessa forma perante o grupo, e falar sobre os pontos positivos e negativos que a atividade trouxe.

Para adquirir o artigo A Vida é Feita de Escolhas de Raúl Candeloro, acesse a seção VM PLUS do portal VendaMais (www.vendamais.com.br).

Cione dos Santos é formada em Letras, com MBA em Gestão Empresarial.
E-mail: [email protected]


LIVROS

Blog Marketing
Jeremy Wright

Neste livro, o consultor de blogging Jeremy Wright explica como e por que empresas de todos os tipos blogam e revela estratégias para interagir efetivamente com seus clientes. Além disso, o autor ensina como o autêntico feedback dos clientes pode inspirar novas estratégias, idéias e conceitos.
Editora: M. Books
Preço: R$ 65,00*

O Livro de Ouro da Liderança
John C. Maxwell

O Livro de Ouro da Liderança descreve uma jornada que começou em 1964, quando Maxwell tinha 17 anos. Aos 22, ele assumiu seu primeiro cargo como líder. Aos 29, convenceu-se de que tudo começa e termina com a liderança. Com essa crença, desenvolveu uma paixão: estudar e ensinar sobre o assunto.
Editora: Thomas Nelson Brasil
Preço: R$ 29,90*

Atendimento Nota 10

Performance Research Associates
Com uma linguagem e ilustrações simples e bem-humoradas, Atendimento Nota 10 apresenta uma introdução aos mais importantes aspectos envolvidos em um serviço de alta qualidade. Estratégias, técnicas e dicas para prestar o melhor atendimento ? pessoalmente, pela internet e telefone.
Editora: Sextante
Preço: R$ 15,90*

*Preços e disponibilidade pesquisados em maio/2008


HUMOR

O executivo bem-sucedido morreu e foi para o céu. Chegando lá, notou horrorizado que a administração celestial estava completamente ultrapassada. Como costumava fazer na Terra, vislumbrou ali uma grande oportunidade. E conseguiu uma audiência com São Pedro:

? Pedro, meu caro, estou no paraíso só há dois dias, mas já deu para perceber que aqui todo mundo vive com a cabeça nas nuvens. Precisamos urgentemente fazer algo a respeito disso.
? O que, meu filho?
? Por exemplo: repensar a estratégia de curto prazo. Criar um sistema de descrição de cargos. Implantar programas de produtividade. Estabelecer metas e objetivos. Prospectar mercados alternativos como o esotérico…
? Impressionante!
? Isso significa que o nobre colega concorda comigo?
? Não. Isso significa que você terá muito futuro em nosso concorrente, porque está descrevendo exatamente como funciona o inferno.

Fonte: livro Máximas e Mínimas da Comédia Corporativa. Autor: Max Gehringer.


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES

Commodity

Por Professora Aurélia

Esse é mais um termo da língua inglesa que tem como plural a palavra commodities.

Geralmente, é utilizado em textos que tratam de transações comerciais de produtos de origem primária como os agrícolas. Ele significa mercadoria e é usado como referência aos produtos em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores, como café, feijão, petróleo ou ouro ? produtos que podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade.

O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e ?negociabilidade? globais.

Pensando nas dúvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossário de estrangeirismos. Acesse o portal www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negócios.


DICAS DE PORTUGUÊS

Não confunda
Impresso ou imprimido

Por Cione dos Santos

Devemos usar impresso com os verbos ser e estar, por exemplo:
Os convites foram impressos.

Com verbos ter e haver, usamos imprimido:
Quando nos foi solicitado, nós já tínhamos imprimido os convites.

Já com o sentido de ?imprimir velocidade?, devemos usar somente imprimido, por exemplo:
Uma maior velocidade foi imprimida à rotativa.

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